Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Parlamento Jovem: Vereadores e Vereadoras conhecem o Palácio Iguaçu, ALEP e TRE/PR

Parlamento Jovem: Vereadores e Vereadoras conhecem o Palácio Iguaçu, ALEP e TRE/PR

por Departamento de Imprensa publicado 23/11/2022 12h51, última modificação 23/11/2022 12h51
A visita, segundo os alunos, foi incrível e enriquecedora
Parlamento Jovem: Vereadores e Vereadoras conhecem o Palácio Iguaçu, ALEP e TRE/PR

Alunos do Parlamento Jovem no Palácio Iguaçu

Acompanhados do presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Franciley Preto, Poim, e do Procurador Jurídico da Câmara Municipal de Apucarana, Dr. Anivaldo Rodrigues da Silva Filho, coordenador do Projeto na Casa, os vereadores e vereadoras que participam do Parlamento Jovem 2022, estiveram na última terça-feira (22.11), em Curitiba.

Na capital, iniciando os trabalhos, os parlamentares fizeram uma visita ao Palácio Iguaçu, sede do Governo do Estado do Paraná. “O que poucos sabem é que o Palácio Iguaçu não é apenas a sede do Governo. Além de ser o local de trabalho do governador Ratinho Junior, de abrigar a Casa Civil, comandada pelo secretário Ortega e a Casa Civil, além de centena de servidores que cuidam do nosso Estado, o prédio traz muitas histórias e abriga um rico acervo cultural. Nossos vereadores e vereadoras conheceram um pouco da história desse lindo prédio que retrata a história do Paraná”, disse Poim. “Assim como o prédio da Assembleia Legislativa que descobrimos, juntos com os Parlamentares Jovens, muitas histórias”, completou o presidente da Câmara de Apucarana.

Ele agradeceu a atenção de todos os cerimonialistas do Palácio Iguaçu e Assembleia pela atenção com os alunos das três escolas Cívico Militar. “Fomos muito bem recebidos. Os alunos tiveram oportunidades de fazer perguntas, participar, conversar e trocar experiências de como e o que querem saber mais sobre o Executivo e Legislativo. Agradeço ainda ao governador Ratinho Junior, ao Ortega, Chefe da Casa Civil, do deputado Guto Silva e toda sua equipe e ao secretário Beto Preto pelo atendimento que tivemos”, pontuou Poim.

PALÁCIO IGUAÇÚ

A visita teve início na Capela do Palácio, inaugurada em 1.955. Em seguida conheceram a entrada central do Palácio onde fica o Salão Monumental, geralmente usado para grandes solenidades abertas ao público e também para exposições e mostras. Com um pé direito da altura de dois andares, o ambiente tem piso de mármore, colunas estruturais, fachada de vidro e uma grande escada em caracol, que dá acesso segundo andar.

No segundo piso do Palácio Iguaçu está o Salão Nobre, ambiente destinado aos atos mais solenes da Governadoria e recepções para embaixadores e chefes de estado. Decorado com mobiliário em estilos Luiz XV e Luiz XVIII, abriga uma coleção de objetos de arte com diversas procedências, entre eles um grandioso e rico jogo de porcelanas.

No espaço central está instalado um painel em óleo sobre tela, que representa a instalação da Província do Paraná. O quadro foi pintado pelo consagrado artista plástico paranaense Theodoro De Bona, discípulo de outro expoente da arte no Paraná, Alfredo Andersen.

As visitas também incluem os salões de inverno, de atos e nobre, o Salão dos Governadores, que tem uma galeria com os retratos de todos os governadores que cumpriram mandato no Estado

Com duração de cerca de 40 minutos, os alunos percorreram o térreo, os jardins e o segundo andar do Palácio, onde acontecem os principais eventos e anúncios do governo.

Inaugurado em 1954 pelo então governador Bento Munhoz da Rocha Neto, em comemoração ao Centenário de Emancipação Política do Paraná, o Palácio Iguaçu está localizado no primeiro Centro Cívico no País, concebido para reunir todos os prédios públicos em um só lugar e onde se localizam, também, a Prefeitura de Curitiba, a Assembleia Legislativa do Paraná e os Tribunais de Justiça, de Contas e do Júri.

O edifício, de 15.191 metros quadrados, foi projetado pelo arquiteto David Xavier de Azambuja e está posicionado no ponto mais alto do Centro Cívico, em frente à Praça Nossa Senhora de Salete.

Finalizaram a visita ao Palácio nos jardins, onde está o mapa do Paraná feito pelo artista Miguel Roger. A estrutura de concreto em alto-relevo reproduz os aspectos geológicos e geográficos do Estado e já é roteiro de visitas de escolas públicas e particulares de Curitiba. No mapa podem ser observados os três planaltos do Estado, a Serra do Mar e o Litoral.

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO PARANÁ (ALEP)

Em seguida os vereadores seguiram para a sede da ALEP. A primeira visita foi no plenário, local onde acontece a votação dos projetos que irão se tornam leis estaduais.

Após as apresentações eles tiveram uma ampla explicação e discussão sobre o funcionamento da Assembleia e como é feita a realização de uma Sessão Ordinária, Extraordinária e Sessões Solenes.

Os alunos foram recebidos pelo deputado Estadual, Guto Silva que os presenteou com um Diploma agradecendo a presença à Casa de Leis.

Em seguida, acompanharam a Audiência Pública promovida pela Comissão de Ecologia, Meio Ambiente e Proteção aos Animais, presidida pelo deputado Goura.  

O encontro teve a presença de representante da prefeitura de Fazenda Rio Grande, de órgãos estaduais e da empresa gerenciadora do aterro onde ocorreu em julho um deslizamento de grandes proporções, fato que ocasionou a morte de um funcionário e impactos ambientais na área.

A visita teve continuidade no Salão Nobre da ALEP e finalizada na Galeria de Presidentes da Casa.

TRIBUNAL REGIONAL ELEITORAL – TRE PR

Para finalizar o dia na Capital do Estado, os estudantes visitaram as instalações do TRE PR, conheceram a galeria dos ex-presidentes e o funcionamento da Urna Eletrônica.

“Foi uma visita muito boa e produtiva. Teve duração de mais de uma hora. Conhecemos a Escola Judiciária do TRE PR onde são realizados cursos de capacitação para juízes e servidores, conhecemos Cartórios Eleitorais e o plenário onde são feitos os julgamentos dos processos eleitorais. Todos os servidores que nos acompanharam foram muito atenciosos e não deixaram dúvidas nos nossos parlamentares”, detalhou o Procurador Jurídico da Câmara, Dr. Anivaldo.

A presidente do Parlamento Jovem, Diny Kelly, em nome de todos os vereadores e vereadoras agradeceu a oportunidade. “Foi uma viagem incrível e enriquecedora para todos nós. Aprendemos muitas coisas e conseguimos esclarecer nossas dúvidas. Nos sentimos acolhidos. Os locais são bonitos, a história do nosso Estado é muito rica e cada prédio que visitamos tem a sua particularidade. Foi uma honra para todos os alunos participar desse momento e estamos torcendo para que outros alunos que irão ocupar nossos lugares tenham essa mesma chance e oportunidade”, finalizou a presidente do Parlamento Jovem, Diny Kelly Cassiano Oliveira.