Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Parlamento Jovem: Vereadores são empossados e, na 1ª Sessão, foi eleita a nova Mesa Executiva

Parlamento Jovem: Vereadores são empossados e, na 1ª Sessão, foi eleita a nova Mesa Executiva

por Departamento de Imprensa publicado 05/10/2022 15h05, última modificação 05/10/2022 15h41
A próxima sessão será no dia 21.10 com apresentação dos projetos e requerimentos
Parlamento Jovem: Vereadores são empossados e, na 1ª Sessão, foi eleita a nova Mesa Executiva

Parlamento Jovem realiza 1ª Sessão Ordinária de 2022

Os 11 vereadores que compõem o Parlamento Jovem na Câmara Municipal de Apucarana, realizaram na manhã desta quarta-feira (05.10), a 1ª Sessão Ordinária desta legislatura.

Além da solenidade de posse, que foi acompanhada pelo presidente da Casa de Leis, Franciley Preto Godoi, o Poim, vereadores Tiago Cordeiro, Rodrigo Recife, Marcos da Vila Reis, Moisés Tavares e pela Procuradora da Mulher, vereadora professora Jossuela Pirelli, eles elegeram a Mesa Executiva para o Exercício de 2022.

A sessão foi presidida pela vereadora Ana Luiza Ferreira Alves, do Colégio Cívico Militar Prefeito Carlos Massareto. Inicialmente ela empossou os vereadores eleitos: Kimberly Raiane dos S. Couto, Júlio Lourenço dos S. Novaes, Ana Luiza Ferreira Alves e Henrique de Araújo Alves do Colégio Cívico Militar Prefeito Carlos Massareto; Eloá Isabelle de Oliveira, Marcela Verônica dos Santos e Juliana Vitória Spazzini Gomes do Colégio Cívico Militar Tadashi Enomoto e os alunos Neyton Samuel de Melo Santos, Pedro Lucas Campagnucci Silva, Diny Kelly Cassiano Oliveira e Letícia Geovana Padilhas do Colégio Cívico Militar Padre José Canalle.

O presidente da Câmara, Poim destacou que é uma grande oportunidade participar deste processo e poder acompanhar o trabalho dos parlamentares jovens. “Agradeço a vereadora Márcia que implantou o projeto na nossa cidade na legislatura passada e eu tive o prazer de estar ao seu lado no trabalho. Hoje colhemos os bons frutos com os alunos novamente em mais uma edição”, disse Poim.

Ele lembrou que a intenção do projeto é colocar em contato os estudantes – vereadores eleitos – com o que é fazer e viver a política. “Respiramos política, seja na igreja, na escola, nas coisas mais comuns que a gente faz no dia a dia e, assim, percebemos a importância de participar das decisões da vida pública. Nossos alunos, dos três colégios envolvidos nesta edição, têm o privilégio de participar do Parlamento Jovem e estão podendo vivenciar a cidadania na prática e podem contar com o apoio de todos nós, vereadores e da vereadora Jossuela”, pontuou. “Quem sabe aqui, não nasce nossos futuros vereadores, nossos deputados ou até prefeito”, completou Poim.

A vereadora Jossuela se mostrou encantada com o trabalho que estava sendo realizado, tanto na reunião que antecedeu o pleito como em plenário. “Parabenizo todos vocês pela coragem de enfrentar esse desafio e parabenizo a ex-vereadora Márcia pela iniciativa do projeto em nossa cidade. Deixou um legado que está tendo continuidade pela Câmara”, lembrou.

A vereadora Jossuela destacou que o Parlamento Jovem tem um propósito que é despertar nos jovens a vontade de participar da vida política e comunitária. “A participação dos jovens na Política reflete em comprometimento. Estamos alcançando o objetivo que é trazer para as escolas a aprendizagem prática sobre como funciona o processo eleitoral. Vocês estão aprendendo para toda a vida como cada um é importante na sua própria comunidade. Mudanças acontecem na vida das pessoas através da política e nós temos que inserir os jovens na política para fazer as mudanças”.

MESA EXECUTIVA

Após uma votação acirrada pelos cargos de presidente, vice-presidente 1º e 2º secretário, os vereadores elegeram:

Presidente: Diny Kelly Cassiano Oliveira - Colégio Cívico Militar Padre José Canalle

Vice-presidente: Eloá Isabelle de Oliveira – Colégio Cívico Militar Tadashi Enomoto

1º Secretária - Juliana Vitória Spazzini Gomes – Colégio Cívico Militar Tadashi Enomoto

2º Secretário - Neyton Samuel de Melo Santos – Colégio Militar Padre José Canalle

SESSÃO ORDINÁRIA

Entre os dias 19 e 20 de outubro os parlamentares estarão na Câmara com assessores para desenvolver os projetos de lei, requerimentos e indicações que serão discutidos e votados nas próximas sessões.

A próxima sessão ordinária será realizada no dia 21 de outubro (sexta-feira), com início às 09 horas. Segundo os parlamentares eleitos eles terão oportunidade de trazer à Casa de Leis as reivindicações, projetos de lei e serviços da comunidade que poderão ser apresentados aos vereadores, a vereadora e ao prefeito Junior da Femac.

A sessão está aberta a comunidade. Também será transmitida pelo site oficial da Câmara Municipal de Apucarana, www.apucarana.pr.leg.br , pelo Canal oficial do CMA no YouTube https://www.youtube.com/user/cmapucarana e pelo facebook https://www.facebook.com/camara.apucarana

PARLAMENTO JOVEM

Parlamento Jovem tem como objetivo promover a integração entre a Câmara Municipal e a comunidade escolar do município, proporcionando aos estudantes o conhecimento do papel dos vereadores e o Poder Legislativo, além de despertar nos estudantes o interesse pela participação política, pelo processo democrático e promover o exercício da cidadania.

O projeto Parlamento Jovem é de iniciativa da Escola Judiciária Eleitoral do Paraná (EJE-PR), em parceria com a Secretaria de Educação, Câmaras Municipais e Cartórios Eleitorais.

Em Apucarana é uma iniciativa da ex-vereadora e atual Chefe do Escritório Regional da SEJUF, Márcia Regina da Silva de Sousa, autora da Resolução nº 01/2017, que dispõe sobre a criação do Parlamento Municipal Jovem, que tem como objetivo possibilitar aos alunos de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara de Vereadores, com diplomação e exercício de mandato.

O Parlamento Jovem, é composto por um Parlamento Juvenil, constituído pelos 7º anos do ensino fundamental aos 2º anos do ensino médio, todos do Município de Apucarana, devidamente matriculados, em idade própria na rede Privada ou Pública e ensino técnico integrado ao médio, escolhidos em processo eleitoral, realizado sob a responsabilidade das entidades estudantis atuantes no Município, de acordo com o interesse da instituição de ensino, não sendo permitida a reeleição.

Ao propor a vivência do processo eleitoral, a iniciativa prevê que alunas e alunos cumpram etapas importantes, como alistamento, filiação e convenção partidária, campanha, votação e diplomação. Em seguida, os eleitos passam por capacitação nas Câmaras Municipais e tornam-se aptos a propor um projeto de lei que afete diretamente a comunidade. Esse projeto tem abrangência estadual sob a coordenação da Escola Judiciária Eleitoral do TRE-PR.

registrado em: