Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Poim acompanha os trabalhos que estão sendo realizados no Cemsa e Canil Municipal

por Departamento de Imprensa publicado 23/06/2021 13h30, última modificação 04/07/2022 16h10
Durante a pandemia os casos de abandonos e maus-tratos aos animais aumentam

Poim e equipe do Canil Municipal

O abandono de animais cresceu em todo o Brasil durante a pandemia. No início, em 2020, muitos procuraram locais e até mesmo feiras de adoção para levar um pet para casa, mas passado mais de um ano e, em um dos períodos mais críticos da pandemia, muitos animais estão sendo abandonados em todas as cidades, causando sofrimento a todos eles.

Na tarde desta terça-feira (22/06), o presidente da Câmara Municipal, Franciley Preto Godoi, Poim, esteve visitando o Canil Municipal Recanto São Francisco de Assis e o Centro Municipal de Saúde Animal (Cemsa). Ao lado do Coordenador do Canil, Luan Rafael da Silva Santos e equipe, Poim acompanhou o trabalho que vem sendo desenvolvido no local.

“Estamos muito bem assistidos em Apucarana. O Canil é responsável por fazer o resgate de cães e gatos que são abandonados ou que sofrem maus tratos. Também temos o Programa Mais Vida Animal e o Cemsa, um centro especializado para tratar a saúde dos animais. E, para que tudo isso aconteça, temos uma equipe de profissionais dedicados, empenhados e competentes que não medem esforços para melhorar cada vez mais a saúde e o bem-estar dos nossos animais”, relatou Poim.

O presidente lembrou que a Lei que criou o Cemsa foi aprovada pelo legislativo em abril deste ano. “Em 2020 foram mais de 400 denúncias de maus-tratos contra animais e até abril deste ano já tinham computadas mais de 200 denúncias. É uma triste realidade, mas acontece diariamente. Com a aprovação da Lei e a criação do Cemsa muita coisa mudou para melhor na nossa cidade”, disse.

Poim lembrou que o Canil, embora criado há mais de 20 anos, somente a partir da gestão do prefeito Beto Preto, atual secretário de Estado da Saúde, começou a receber investimentos. “O Beto Preto sempre foi muito preocupado com todos os segmentos da administração e esse não seria diferente. Após descumprimento do TAC firmado em 2011 pela prefeitura com o MP, o Beto assumiu o compromisso de construir um centro cirúrgico e reformar a sede do Canil e assim cumpriu. Em 2016, inaugurou o Centro Cirúrgico. Em seguida outros investimentos foram sendo feitos e, agora na gestão do prefeito Junior da Femac, o Cemsa, o Programa Mais Vida Animal. O Canil conta ainda com duas Vans para transporte dos animais”.

Finalizando a visita, Poim colocou o legislativo a disposição do Canil e da Soprap que trabalha como parceira do município, acolhendo e oferecendo entre muitos serviços, um lar na casa de protetores até que o animal encontre um novo tutor.

CANIL MUNICIPAL E CEMSA

Segundo levantamento do mês de maio, o Cemsa e o Programa Mais Vida Animal realizaram 76 castrações gratuitas de animais adotados junto ao canil e gatil municipal e 71 resgates (destes 13 animais necessitaram de tratamento junto a uma clínica credenciada), sendo 29 cães e 42 gatos vítimas de abandono ou maus tratos. Quinze cuidadores independentes credenciados também estão sendo atendidos com o primeiro repasse mensal de ração, em um total de 1,5 quilos, beneficiando de forma direta 349 animais tutelados.

O Programa Mais Vida Animal, frisa Luan Rafael, amplia ainda a oferta de castração gratuita de cães e gatos (machos e fêmeas) tutelados por famílias de baixa renda e inscritas no CadÚnico do Governo Federal. O cadastramento deve feito a partir dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS).

O Canil Municipal fica na Rua Cristiano Kussmaul, s/nº. Mais informações (43) 3901 1051.

registrado em: