Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Poim do Pirapó, Gentil Pereira e Marcos da Vila Reis discutem ampliação da rede de esgoto para Apucarana

por imprensa — publicado 10/09/2019 17h33, última modificação 10/09/2019 17h33
O encontro foi realizado, em Londrina, com o gerente regional de Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi e com o gerente geral da Região Noroeste, Rafael Malaguido

A reunião com os vereadores e direção da Sanepar foi realizada em Londrina

Acompanhados do gerente regional da Sanepar de Apucarana, Luiz Carlos Jacovassi, os vereadores Gentil Pereira, Marcos da Vila Reis e Poim do Pirapó, estiveram no início desta semana, em Londrina, na sede da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), onde se reuniram com o gerente geral da Região Noroeste, Rafael Malaguido.

Na pauta, a ampliação da rede coletora de esgoto que abrange os Distritos de Pirapó, Vila Reis, Jardim Curitiba e Jardim Interlagos. “Nossa meta é buscar sempre o que pode melhorar a qualidade de vida da nossa comunidade. Água potável e saneamento são pautas constantes na Câmara de Apucarana. Tivemos uma reunião produtiva e positiva, com muitos assuntos para discutir, entre eles a possibilidade da conversão do Contrato de Concessão de Apucarana com a Sanepar que é de 2003, com vigência até 2033, para o Contrato de Programa”, adiantou o vereador Marcos da Vila Reis.

Poim destacou que uma das cláusulas do atual Contrato é de que a Companhia atenda o Município com percentual de 80% da população com Sistema de Esgotamento Sanitário. “Sabemos que a empresa tem atendido o contrato e que as obras estão sendo realizadas em Apucarana, mas estamos em buscas do sistema de esgoto para os Distritos de Pirapó e Vila Reis, Interlagos e Jardim Curitiba e para isso a proposta, feita pelo Rafael, foi apresentada para todos nós. Queremos melhorar e ampliar cada vez mais essa prestação de serviços para a nossa população”, relatou.

CONTRATO DE PROGRAMA

O gerente geral da Região Noroeste, responsável por gerenciar cinco regionais que englobam mais de 70 municípios entre Londrina, Apucarana, Arapongas, Cornélio Procópio e Santo Antonio da Platina, Rafael Malaguido, salientou que, a possibilidade de alteração dos Contratos de Concessão para Contratos de Programa, “é feita diante da Lei Federal 11.445, em combinação com o Plano Municipal de Saneamento Básico, formalizado pelo Município.

“Essa é uma nova proposta que vem sendo apresentada pela Sanepar para os Municípios. Fomos em Londrina em busca de soluções para um tema importante para os apucaranenses, que é o saneamento”, completou Gentil Pereira.

Outros assuntos foram abordados pelos vereadores no encontro e ficou acertada para quinta-feira (12/09), um encontro com o prefeito Junior da Femac, diretoria da Sanepar e vereadores para discutirem a possibilidade da conversão dos Contratos.

A modalidade Contrato de Programa tem como tem como vantagem o detalhamento dos investimentos atrelados à sua efetiva aplicação e ao ano de execução. Já a Sanepar tem interesse em continuar prestando os serviços de saneamento na cidade e evitar que eles passem ao controle da iniciativa privada, o que pode ocorrer em função da nova lei do saneamento que está prestes a ser votada em Brasília.

APUCARANA É DESTAQUE EM SANEAMENTO BÁSICO

Um estudo técnico realizado neste ano pela Sanepar indica que Apucarana avançou nos últimos seis anos, de 2013 a 2018, cerca de 85% na oferta de saneamento básico, na gestão do ex-prefeito Beto Preto “Entre janeiro de 2013 a dezembro de 2018, na gestão do ex-prefeito e atual secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. A rede de esgoto sanitário cresceu de 370,19 km para 687,45 km”, informou o prefeito Junior da Femac.

No ranking dos 1.868 municípios pesquisados do país, Apucarana está no topo: 9ª posição no Paraná, 11ª no Sul do Brasil e 50ª em âmbito nacional.

O secretário da saúde, Beto Preto, diz que a universalização do saneamento básico, com acesso total aos serviços, é meta prevista no Plano Municipal de Saneamento Básico de Apucarana e no plano de novos investimentos da Sanepar.