Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Produtores rurais pedem segurança durante reunião em Apucarana

Produtores rurais pedem segurança durante reunião em Apucarana

por imprensa — publicado 14/02/2017 18h04, última modificação 14/02/2017 18h04
O encontro com autoridades aconteceu no plenário da Câmara Municipal

Em encontro organizado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Mauro Bertoli, produtores do Distrito de Correia de Freitas, São Pedro do Taquara, Pinhalzinho, Rio do Cerne, Xaxim e demais localidades da região de Apucarana, reuniram-se na tarde desta terça-feira (14/02), no plenário da Câmara Municipal para debaterem segurança na zona rural. Participou o delegado chefe da 17ª SDP, Dr. José Aparecido Jacovós, Dr. Marcus Felipe da Rocha Rodrigues, delegado-adjunto, investigador Claudio Dias da Silva, o “Pará”, superintendente da 17ª SDP, André Olivato, investigador chefe do setor de Furtos e Roubos, Tenente Coronel José Francisco Cardoso, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) e Alessandro Pereira Carletti, comandante da Guarda Municipal de Apucarana.

Representando o prefeito Beto Preto, estiveram presentes o chefe de gabinete Laércio de Moraes e o secretário Municipal de Agricultura e Abastecimento, José Luis Porto. Os vereadores Francisley Preto Godoi “Poim”, Márcia Sousa, Gentil Pereira, Sidrin, Marcos da Vila Reis, Rodolfo Mota e Lucas Leugi participaram do encontro questionando o trabalho realizado e as melhorias que poderiam ser feitas em prol da comunidade como: reativação de módulos policiais nos distritos, manutenção de carros para polícia, construção de uma penitenciária em Apucarana, entre outras sugestões.

Mauro Bertoli, explica que foi procurado pelos produtores de diversas localidades do município que pediram ajuda para tentar solucionar o problema da falta de segurança na zona rural. “Tivemos um aumento significativo de roubos em chácaras, sítios e fazendas na nossa região, inclusive com vítimas. Preocupados com as pessoas e com essa situação, prontamente fizemos o convite para as autoridades debaterem o assunto. Cerca de 100 pessoas, tomaram o plenário da Câmara e conversaram de perto com os responsáveis pela segurança”, destaca Bertoli. Segundo ele, o aumento do efetivo e as rondas com mais freqüência foram solicitadas. “Foi uma reunião produtiva. Os produtores fizeram suas considerações e pedidos e, os representantes da Polícia Civil e Militar se prontificaram a trabalhar para que os problemas sejam amenizados. Nossa expectativa é que, a partir de agora, a parceria firmada entre Executivo, Legislativo, órgãos de segurança e os próprios produtores traga bons resultados para o futuro. Sei que muitos saíram satisfeitos e tranqüilos com o que ouviram”, reforça Mauro Bertoli.

O delegado chefe da 17ª SDP, Dr. Jacovós, relatou que em 2016 os furtos na zona rural não foram tão graves como em 2017. “Somente em janeiro deste ano foram registrados 08 casos e em fevereiro 02. Em todos os casos, a quadrilha que pratica os roubos já foi identificada. De 08 pessoas, três estão presas e para cinco já foram expedidos mandado de prisão”, revela.

Durante o debate o delegado levantou a polemica construção do presídio em Apucarana. “Estamos com superlotação no mini presídio. Temos vagas para 96 detentos e estamos no momento com 330. Um presídio resolveria o problema. Teríamos uma área protegida, com mais agentes, mais policiais”.

Para o Tenente Coronel José Francisco Cardoso, comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM), as reivindicações feitas são legítimas. “Percebemos um aumento significativo nos furtos e roubos nas propriedades rurais. Como as ações estão sendo intensificadas na zona urbana, os assaltantes migraram para a zona rural. Trabalhamos hoje com 02 patrulhas rural. Sabemos que esse número precisa aumentar, mas procuramos fazer um amplo trabalho”.

Cardoso explica que, em breve, Apucarana deverá implantar a metodologia que vem sendo realizada experimentalmente em Jandaia do Sul e que está rendendo bons frutos. “Faremos inicialmente um cadastro dos produtores rurais e de todos os seus bens. Teremos nesse mesmo cadastro o telefone dos produtores e se um furto for efetuado, o produtor poderá entrar em contato e identificaremos as rotas que eles podem fazer. Pedimos ainda que os proprietários se organizem e trabalhem em parceria com a Militar e a Civil”. Ele anunciou que os primeiros cadastros serão na região de Correia de Freitas e Pinhalzinho. “Estamos sempre atentos. Dos furtos realizados em Apucarana, como explicou o Jacovós, todos os suspeitos já foram identificados e alguns já foram detidos”, finaliza.