Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Representantes do Sesc, Senac e Sivana pedem apoio aos vereadores contra retirada de recursos do Sistema S

por imprensa — publicado 16/04/2019 11h01, última modificação 16/04/2019 11h01
Eles participaram da Sessão Ordinária desta segunda-feira

Lucas do Senac e Andréia do Sesc apresentam o Sistema S e pedem apoio aos vereadores contra a retirada dos recursos

Em busca de apoio dos vereadores contra a retirada de recursos do Sistema S, a gerente executiva do Serviço Social do Comércio (Sesc) Apucarana, Andréia Patrícia Rinaldo, acompanhada do gerente executivo do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Lucas Salvalaggio da Silva e da presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), Aída Santos Assunção, esteve na tarde desta segunda-feira (15/04), na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Apucarana. Durante seu pronunciamento, aberto pelo presidente da Casa de Leis, professor Molina, ela falou em nome da Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio), Sesc, Senac, Sivana e apresentou o trabalho desenvolvido ao longo dos anos pelas instituições.

“Esse apoio que viemos em busca com os vereadores é crucial. O Governo Federal, por intermédio do Ministério da Economia, tornou público o projeto para reduzir o percentual das contribuições vertidas pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo em prol do Sesc, Senac, entidades estas do S do comércio e todas as demais que compõe o Sistema S”, relatou. Segundo a gerente do SESC o principal objetivo da proposta do Governo é o corte do Sistema.

Andréia detalha que, nos 70 anos do Sesc PR, o principal legado é oferecer serviços sociais inovadores e de excelência com as necessidades atuais dos trabalhadores do comércio e dependentes e o Senac PR cumpre a nobre missão de educar para o trabalho em atividades do comércio de bens, serviços e turismo, levando a empresas e trabalhadores o subsídio educacional necessário para o  aprendizado de uma ocupação e o aprimoramento de competências, em consonância com as transformações do mercado de trabalho.

“As reduções da receita destinada a estas entidades implicarão na redução da quantidade de serviços sociais prestados, fechamento de Unidades de Serviços e na redução de postos de trabalho, trazendo prejuízos socioeconômicos para o próprio Estado”, disse. Andréia, além do apoio convidou os vereadores a juntarem-se na Campanha #importasim onde constata-se que através das ações, tudo o que é feito pelas entidades #importasim para a transformação social e a qualificação profissional de milhares de pessoas todos os anos.

VEREADORES APOIAM

Os vereadores manifestaram apoio à causa do Sistema S. O presidente do Legislativo, professor Molina, destacou que já utilizou o Sesc e Senac para esportes e fez curso de Datilografia. “Quando falamos em excelência, falamos em Sesc e Senac. São entidades que realmente funcionam. O Sistema S veio para transformar a vida das pessoas e transformar para melhor. Os trabalhos desenvolvidos são reconhecidos pela sociedade. Não podemos mexer no que está funcionando. Nunca ouvimos falar em desvio. Nós, da Câmara de Apucarana, somos solidários e vamos fazer o que for possível para ajudá-los, tomando as medidas cabíveis e necessárias”.

Lucas Leugi reforçou que as instituições podem contar com o apoio da Casa de Leis. “Sugiro inclusive um requerimento endereçado ao Ministro, manifestando nosso repúdio aos cortes anunciados”.

A vereadora Márcia relembrou que a partir de 2013 o Sistema S, em Apucarana, já qualificou mais de 15 mil pessoas. “Temos que colaborar e nos unir para ajudar. Vamos elaborar um documento em defesa do Sistema”, anunciou. O vereador Gentil acompanhou a vereadora e parabenizou o Sesc e Senac pelas ações.

ATENDIMENTOS FEITO PELAS ENTIDADES

SESC PARANÁ

- Sesc tem hoje 30 Unidades de Serviço nos 04 Núcleos de Atendimento, nas suas 06 Unidades Móveis, nos espaços das escolas públicas e nos ambientes empresariais, com 1,645 empregados.

- Segundo Andréia, gerente da Unidade em Apucarana, “em 2018 realizou milhões de atendimentos e desenvolveu inúmeros projetos nas áreas de Educação, Saúde, Esporte, Lazer e Ação Social”.

- Despendeu mais de R$ 48.330.793,32 como investimento em educação gratuita para pessoas de baixa renda, a fim de cumprir metas do Programa de Comprometimento em Gratuidade (PCG), além da realização de palestras e demais atividades em outras áreas;

- Teve 20.538 alunos inscritos em cursos e 107.547 inscritos em palestras e oficinas do Programa Futuro Integral;

- Foram 14.039 atletas participantes do Circuito de Caminhada e Corrida de Rua e 90.958 participantes da Semana Literária;

- 487.601 itens arrecadados na Campanha do Agasalho beneficiando 119.927 pessoas

- 100.826 brinquedos arrecadados na Campanha do Brinquedo atendendo 38.107;

- 2.120.847 Kg de alimentos distribuídos no Programa Mesa Brasil.

SENAC PARANÁ

- 36 Unidades, 4 unidades móveis, 47 empresas pedagógicas e 1.366 empregados;

- R$ 63 milhões investidos no Programa Senac de Gratuidade (PSG) transformando a vida de mais de 16 mil alunos;

- 8 mil aprendizes

*Todos os demais dados qualitativos da eficiência dos serviços prestados por estas entidades, nos 399 municípios do Estado, constam do Relatório de Gestão disponível no Portal da Transparência das casas.