Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Rodrigo Recife apresenta projeto Feira Verde

Rodrigo Recife apresenta projeto Feira Verde

por Departamento de Imprensa publicado 14/04/2021 17h30, última modificação 04/07/2022 13h42
A proposta apresentada ao prefeito Junior da Femac tem como objetivo estimular a reciclagem e dar apoio a agricultura familiar
Rodrigo Recife apresenta projeto Feira Verde

Recife apresenta o projeto para o prefeito Junior da Femac

Em reunião realizada no gabinete do prefeito Junior da Femac, o vereador Rodrigo Recife apresentou um novo programa que deverá ser implantado na cidade de Apucarana: “Feira Verde”, que tem como objetivo estimular a troca de materiais recicláveis por alimentos derivados da agricultura familiar.

Segundo Recife, “o Feira Verde poderá criar um ciclo socioeconômico e ambiental, interagindo e empoderando, principalmente, as famílias de menor poder aquisitivo”.

A proposta pode dar maior vida útil ao aterro sanitário do município e, ao mesmo tempo, apoiar a produção da agricultura familiar e a Cooperativa dos Catadores de Apucarana (Cocap).

Para que o programa seja concretiza, a prefeitura de Apucarana vai elaborar um projeto para ampliar a separação do lixo reciclável nas casas, contribuindo para a preservação do meio ambiente.

“Temos um modelo semelhante na cidade de Ponta Grossa que já está em execução há mais de 7 anos. A ideia é oferecer a entrega de hortifruti: verduras, legumes e frutas em troca de materiais recicláveis”, justificou Recife.

A sugestão foi discutida e acatada em reunião do prefeito Junior da Femac, com a presença dos secretários do Meio Ambiente, Gentil Pereira; e da Agricultura, Gerson Canuto. Também participaram Eliana Rocha, da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família; o técnico agrícola Luiz de Faveri; Sergio Bobig, da Sema. “Todos eles estarão envolvidos no programa”, anunciou o vereador.

De acordo com a proposta, a prefeitura irá comprar os alimentos da Agricultura Familiar e também das hortas comunitárias urbanas, para distribuir nos bairros, contemplando as famílias que separam e entregam o lixo reciclável.

Denominado “Feira Verde”, o projeto visa evitar que materiais recicláveis sejam colocados com o lixo doméstico e levados para aterro sanitário. A coleta seletiva garante maior vida útil ao aterro, mais renda aos trabalhadores da Cocap e aos pequenos produtores rurais, além de mais alimentos saudáveis na mesa das famílias.

O prefeito Junior da Femac gostou do projeto e anunciou que a prefeitura irá se organizar e se estruturar para colocar o projeto em funcionamento a partir de junho. “Vamos colocar veículos à disposição para a entregue das cestas de hortifrutis, acompanhando o caminhão de coleta da Cocap”, anunciou, acrescentando que o modelo colocado em prática em Ponta Grossa é muito interessante. “Em Apucarana recebemos comitivas de várias regiões que veem conhecer os nossos programas. E nós também podemos aproveitar boas idéias de outras cidades”, comentou.

Fotos: PMA

registrado em: