Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / SAMU recebe Moção de Aplausos da Câmara de Apucarana

SAMU recebe Moção de Aplausos da Câmara de Apucarana

por Departamento de Imprensa publicado 13/05/2022 16h40, última modificação 04/07/2022 14h15
No evento, prefeito Junior da Femac anuncia correção salarial para condutores do SAMU

Em ato realizado na manhã desta sexta-feira (13.05), os servidores do Serviço Móvel de Urgência – SAMU receberam, da Câmara Municipal de Apucarana, Moção de Aplausos. A honraria, de autoria do vereador Luciano Facchiano, foi aprovada por unanimidade dos vereadores e vereadoras.

A Moção de Aplausos é um instrumento de reconhecimento e estímulo a pessoas ou instituições que contribuem, seja de forma profissional ou voluntária, como forma de reconhecer e homenagear este trabalho, valorizando suas ações e a diferença que elas fazem no desenvolvimento econômico, social e cultural da cidade.

“Ao entregarmos a Moção de Aplausos aos 53 servidores que compõem o quadro do SAMU Apucarana estamos homenageando e ao mesmo tempo agradecendo a todos pelo trabalho que realizam e realizaram não só durante a pandemia do Covid 19, mas no nosso dia a dia. Os profissionais da saúde, sejam do SAMU, das UBS’s, Hospitais, Regionais, Clínicas e outros locais, são guerreiros e combatentes na defesa da vida. Durante a pandemia de Covid-19, ficaram expostos diretamente ao contágio colocando em risco a própria vida. Com esse gesto, queremos que todos os servidores saibam do orgulho e da gratidão dos apucaranenses pelo excelente serviço prestado. Essa gratidão também é dos moradores de outros 15 municípios que o nosso SAMU atende”, destacou o presidente da Câmara, Franciley Preto, Poim.

O vereador Facchiano lembrou que a Moção de Aplausos demonstra a gratidão de 140 mil apucaranenses aos profissionais de Saúde. “Vocês são profissionais dedicados, altamente capacitados para todas as situações de risco, para atender acidentes e para atender casos clínicos que muitas vezes nem imaginamos. Sei que o enfrentamento a pandemia foi algo muito difícil e que ninguém, nem mesmo vocês, esperavam passar”, pontuou o vereador. “Parabenizo a todos pelo excelente trabalho prestado a nossa cidade e muitas vezes a nossa região. Quantas vezes, do meu local de trabalho que é próximo ao Hospital da Providência, eu vi e acompanhei os atendimentos feitos nas ambulâncias, as filas para entrar no hospital. A ousadia e a coragem de todos vocês em estender as mãos ao próximo, colocando muitas vezes suas próprias vidas em risco, fazem com que estes sejam dignos de receber esta homenagem, pois são merecedores de todo nosso respeito e admiração”, completou Facchiano.

MAIS QUE UM RECONHECIMENTO, UM ESTÍMULO

Em nome de todos os servidores, a Dra. Vera Lúcia Lorenzon, Coordenadora Médica do SAMU, ao lado do coordenador de Enfermagem, Miquéias Romagnolo, expressou a emoção em receberem a homenagem. “Passamos por momentos difíceis, complicados, de tensão. Mas sempre fomos firmes, corajosos, não tivemos, graças a Deus, nenhuma baixa no nosso quadro de servidores. Deus nos ajudou, olhou e continua olhando pela gente. O primeiro ano foi muito difícil. Hoje estamos todos vacinados e embora tivemos um servidor internado durante a pandemia, ninguém teve complicações maiores. Continuamos trabalhando todos juntos”, contou Dra. Vera.

Segundo ela, a honraria é um reconhecimento ao trabalho. “Mais do que um reconhecimento é uma excelente lembrança de todos nós, do nosso trabalho. Um estímulo para continuarmos a nossa luta. Isso nos motiva cada vez mais. Temos estrutura para trabalhar, temos uma frota boa, pessoas comprometidas e vamos continuar assim”, afirmou.

Atualmente o SAMU Apucarana atende diariamente cerca de 40 chamadas diárias para atendimento em Apucarana e com a região o número chega a 50 chamadas. “Na época da pandemia o número de casos passava de 120/dia. Lembrando que a nossa central atende 16 cidades e totaliza 386 mil habitantes”.

CORREÇÃO SALARIAL PARA CONDUTORES

Presente ao evento, o prefeito Junior da Femac, ao lado do vice-prefeito Paulo Vital, lembrou que o SAMU era acionado, a todo momento, durante a pandemia. “São servidores que tem família, que saiam de casa para fazer os atendimentos, porque têm dentro do coração uma vocação dada por Deus que é a de salvar a vida de outras pessoas. Parabenizo o vereador Facchiano por essa homenagem, que teve essa sensibilidade. Entregando a Moção é como os 140 mil apucaranenses parassem um minutinho para aplaudir o trabalho do SAMU. Um trabalho de 24 horas”, atestou o prefeito.

Junior da Femac durante o evento, na presença dos vereadores e vereadora, demais autoridades e imprensa, anunciou aos condutores das ambulâncias, uma correção no valor de entrada do salário. “Vamos chegar o salário dos condutores a R$ 2.600,00. Eles merecem, fazem um trabalho diferenciado. É o primeiro embate para salvar uma vida: quem está dentro da ambulância e o condutor não pode errar, ele tem que chegar o mais rápido possível. É na condução do motorista que está a diferença entre a vida e a morte. São homenagens e reconhecimentos que a gente faz para o Samu Apucarana pelo grande trabalho prestado sobretudo na pandemia e agora, também, atendendo as estradas nos acidentes que ocorrem. Mais um desafio que enfrentamos e estamos vencendo”, finalizou o prefeito Junior da Femac.

registrado em: