Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Sessões Ordinárias são retomadas na Câmara de Apucarana

Sessões Ordinárias são retomadas na Câmara de Apucarana

por imprensa — publicado 22/04/2020 17h31, última modificação 22/04/2020 17h31
Prestação de Contas do mês de março foi realizada, além da votação do projeto do vereador Lucas Leugi, em primeira votação
Sessões Ordinárias são retomadas na  Câmara de Apucarana

Câmara realiza sessão ordinária

A Câmara Municipal de Apucarana reuniu-se na tarde desta quarta-feira (22/04) em mais uma Sessão Ordinária, presidida pelo professor Molina. No plenário estiveram presentes os vereadores Marcos da Vila Reis, Deco, Edson Freitas, Poim, Gentil Pereira, Lucas Leugi, Rodolfo Mota e a vereadora Márcia Sousa. Também participou o vereador Sidrin que votou de forma remota, através do programa disponibilizado pelo Departamento de Tecnologia da Informática. A medida, que permite vereadores do grupo de risco votarem de casa, foi tomada em decorrência do Coronavírus. Também visando prevenção ao contágio da Covid 19, o presidente Luciano Molina, manteve suspensas por tempo indeterminado as Sessões Solenes, Especiais e Audiências Públicas. Também fica restrito o acesso do público ao plenário, em dias de sessão.

Além destas, outras medidas foram adotadas pela Câmara Municipal, visando a proteção dos servidores que vão à sede do Legislativo através de escala de trabalho, proteção dos vereadores e vereadora e principalmente dos apucaranenses. “Todo cuidado e esforço ainda é pouco, mas seguimos em frente e, juntos, vamos vencer essa batalha”, argumenta o presidente. “As recomendações não mudam. Todos (vereadores, vereadora e servidores) usam máscaras que disponibilizamos, álcool gel em todas as salas e luvas. Hoje na sessão todos estavam de máscara. Apenas retirei para fazer a leitura do projeto e colocar em votação”, explicou Molina. Ele reforçou ainda que enquanto servidores cumprem escala na sede da Câmara, os demais trabalham em home office, todos à disposição dos vereadores e do administrativo da Câmara.  “Temos servidores que estão no grupo de risco e estes não fazem o revezamento. Permanecem em casa exercendo as suas atividades”.

PAUTA

Na pauta da sessão, o projeto de Lei nº 34/2020, de autoria do vereador Lucas Leugi, que proíbe no Município de Apucarana, a proposição de honrarias a pessoas físicas ou jurídicas no semestre que antecede as eleições municipais.

Em primeira votação, o projeto foi aprovado com voto contrário do vereador Rodolfo Mota. O autor do projeto destacou que “verificamos um crescente número de honrarias propostas às portas da eleição municipal, de modo quem seja por motivos louváveis ou escusos, levam-nos a crer não ser essa a medida esperada do Poder Legislativo Municipal”, justificou Leugi.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Além do projeto em pauta, o presidente da Casa de Leis, professor Molina fez a prestação de Contas referente ao mês de março de 2020. “Nosso saldo inicial em 29/02/2020 era de R$ 574.608,58. Imposto de Renda Retido de Servidores e Vereadores – repassado ao Município R$ 79.537,70; Duodécimo Recebido (+) R$ 1.024.220,32; Rendimentos sobre aplicações financeiras (+) R$ 129,98; Despesas pagas no mês (-) R$ 753.693,31; Saldo disponível em conta corrente em 31/03/2020 R$ 845.265,57”¸ pontuou Molina. Mais informações podem ser obtidas acessando www.apucarana.pr.leg.br/transparencia-1 “Portal da Transparência”.

Ao finalizar a prestação de contas, Molina agradeceu os vereadores e vereadora pelo apoio na devolução dos R$ 750 mil que foram repassados ao Executivo Municipal, na primeira quinzena do mês, para serem utilizados no combate ao coronavírus na cidade de Apucarana. O presidente reforçou que serão contratados profissionais da área da saúde para trabalhar no combate a Covid, além da compra de insumos como máscaras, luvas e os testes rápidos.

SESSÃO ORDINÁRIA

O presidente já convocou para a próxima segunda-feira (27/04), a próxima sessão ordinária da Câmara Municipal, que terá início, pontualmente, às 16 horas. “Convidamos a nossa comunidade para acompanhar os nossos trabalhos que são transmitidos através do nosso site. Basta acessar www.apucarana.pr.leg.br ou o nosso canal no YouTube”, finalizou Molina.