Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Síndrome de Down é tema abordado durante sessão desta segunda (18)

Síndrome de Down é tema abordado durante sessão desta segunda (18)

por Assessoria de Imprensa publicado 19/03/2024 14h40, última modificação 19/03/2024 15h55
Vereadores receberam integrantes da Associação DownLoAd durante sessão desta segunda-feira (18)
Síndrome de Down é tema abordado durante sessão desta segunda (18)

Luiza Godoi fez uso da palavra durante a sessão

Em comemoração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, que será no dia 21 de março, o presidente da Câmara Municipal de Apucarana, Luciano Molina (PL) e demais vereadores, receberam no espaço Tribuna Livre durante a sessão ordinária desta segunda-feira (18), a presidente da Associação DownLoAd, Fabiola Acosta, e sua filha, a publicitária e embaixadora da associação Luiza Godoi. 

Fabiola explicou o que é capacitismo, tema da campanha do Dia Internacional da Síndrome de Down de 2024, “Chega de estereótipos e de rótulos. Abaixo ao capacitismo”. 

“O capacitismo é a prática discriminatória que rotula as pessoas com deficiência, como inferiores, incapazes e infantis. Rótulos são sempre prejudiciais e impedem que sejamos tratados como indivíduos. Eles são pessoas com direitos e deveres, com apenas uma condição genética diferenciada. Queremos agradecer esse espaço cedido pela Câmara. Sabemos que podemos contar com o apoio para que nossos associados estejam presentes em todas as esferas da sociedade”, acrescentou Fabíola. 

Em seguida, Luiza também fez uso da palavra e apresentou slides com o tema “Quem disse que eu não posso?”. “Um dia me disseram que eu não seria capaz. Um dia me disseram que eu não poderia fazer tal coisa, mas eu nunca os ouvi. Sempre acreditei em mim mesma, no meu potencial.  O defeito estava no olhar deles, não na minha condição. Essa frase não é só minha, essa frase é de milhares de pessoas com Síndrome de Down. Chega de rótulos, diga não ao capacitismo”, enfatizou Luiza.   

O presidente Molina agradeceu a presença de todos os integrantes da Associação DownLoAd e reforçou as palavras de Luiza. “A Luiza falou e mostrou no telão o que eu sempre falo para os meus alunos: só uma pessoa pode limitar você, você mesmo! Nunca permita que ninguém diga onde você pode chegar! Você é um exemplo, Luiza. Uma satisfação receber vocês e demais integrantes da DownLoAd, que vem fazendo um trabalho espetacular em nossa cidade, dando apoio às pessoas com Síndrome de Down e suas famílias”, complementou.  

Na pauta desta segunda (18), seis requerimentos de autoria dos vereadores Lucas Leugi (PP), Marcos da Vila Reis (PSD), Franciley Poim (PSD) e Moisés Tavares (Cidadania) foram aprovados, e dois requerimentos do vereador Tiago Cordeiro de Lima (MDB), que não pode estar presente na sessão, foram retirados da pauta. 

Veja a pauta na íntegra: 

Retirados de pauta 

1 - Requerimento nº 28 de 2024 – de autoria do vereador Tiago Cordeiro (MDB), traz o pedido de informações ao prefeito sobre a viabilidade de adaptar uma ambulância visando o atendimento exclusivo para PCD – Pessoas com Deficiência. 

2 - Requerimento nº 29 de 2024 – de autoria do vereador Tiago Cordeiro (MDB), traz o pedido de informações ao Diretor da VAL – Viação Apucarana Ltda., sobre a viabilidade de fazer a mudança do itinerário dos ônibus que fazem a linha 230, do Residencial Interlagos, voltando a percorrer a antiga rota.  

Requerimentos aprovados

3 - Requerimento nº 13 de 2024 – de autoria do vereador Lucas Leugi (PP), traz o pedido de informações ao Diretor da VAL - Viação Apucarana Ltda., solicitando esclarecimentos com relação a quantidade de pontos de ônibus que foram e serão instalados no município.   

4 - Requerimento nº 25 de 2024 – de autoria do vereador Marcos da Vila Reis (PSD), Pedido de informações ao Prefeito Municipal, sobre a viabilidade de ser construída uma rotatória na Avenida Zilda Seixas do Amaral, no cruzamento com a Rua José Ferragine, no acesso para o Clube de Campo Água Azul, no Parque Industrial Zona Norte. 

5 - Requerimento nº 26 de 2024 - de autoria do vereador Marcos da Vila Reis (PSD), Pedido de informações ao Prefeito Municipal, sobre a viabilidade da construção de uma travessia elevada de segurança na Rua Dr. Oswaldo Cruz, nas proximidades do nº.1600, na Vila Vitória. 

6 - Requerimento nº 27 de 2024 – de autoria do vereador Franciley Poim (PSD), traz o pedido de informações ao prefeito sobre a reforma do Ginásio de Esportes Gerson Ferreira Chagas, no Distrito de Pirapó. 

7- Requerimento nº 30 de 2024 – de autoria do vereador Moisés Tavares (Cidadania), trata-se do envio de ofício à Secretaria de Assistência Social, solicitando informações sobre o Programa Centro da Juventude. 

8 - Requerimento nº 31 de 2024 - de autoria do vereador Moisés Tavares (Cidadania), trata-se do envio de ofício à Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, sobre o Serviço de Socioeducação em Violência Doméstica e Prevenção da Violência Contra a Mulher, criado e estabelecido pela Lei nº. 90/2022, aprovado pela Câmara Municipal.

Confira mais fotos da sessão: