Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Transporte Coletivo: Val apresenta nova frota

Transporte Coletivo: Val apresenta nova frota

por imprensa — publicado 27/11/2019 14h54, última modificação 27/11/2019 14h54
Vencedora da licitação, a empresa que investiu R$ 6 milhões na renovação da frota assume como concessionária do sistema de transporte coletivo urbano de passageiros neste domingo, dia 1º de dezembro

Em ato realizado ontem na Prefeitura de Apucarana, a Viação Apucarana Ltda (VAL) apresentou oficialmente 14 ônibus zero quilômetro. A empresa, que desde 1974 explora os serviços de transporte coletivo urbano de passageiros mediante permissão precária, a partir deste domingo (01/12) passa a atuar como concessionária, uma vez que venceu o processo licitatório aberto pelo Município.

Os veículos novos, movidos a diesel, somam-se a outros 51 da atual frota e, conforme exigência estipulada na concessão, dispõem de internet sem fio gratuita (wi-fi) e sistema de acessibilidade a pessoas com dificuldades de locomoção. O investimento na renovação da frota é na ordem de R$6 milhões.

A lisura do processo licitatório conduzido pela administração municipal e acompanhado pela Câmara Municipal de Apucarana foi enaltecida pelo prefeito Júnior da Femac que esteve acompanhado pelos vereadores Luciano Molina, Lucas Leugi e Franciley Preto Godoi, Poim. “Não foi um processo fácil, hoje são poucas as empresas que se interessam na prestação deste serviço, mas desde o início, o ex-prefeito Beto Preto e eu, não abrimos mão de que a contratação tivesse como base a qualidade, introdução de tecnologias, frota renovada e tarifa baixa. Hoje posso dizer que, como gestor, tenho muito orgulho do resultado final”, assinalou Júnior, frisando todo o processo foi feito de forma transparente. “Uma licitação aberta para o mundo, honesta, e que chegou a um contrato que oferecerá ao apucaranense o que há de melhor em transporte coletivo no Brasil com a menor tarifa do Paraná. Esse é o novo sistema de Apucarana: eficiente, inteligente, moderno, confortável, seguro e com tarifa baixa”, destacou o prefeito.

A nova tarifa entrará em vigor a partir de domingo. “Esse valor que ficará congelado até dezembro de 2020, independente do diesel subir ou não”, esclareceu Júnior, salientando o desafio da VAL dentro da nova modalidade. “Ela tem agora o desafio de reconquistar as pessoas que deixaram de usar o transporte coletivo. Neste sentido, a qualidade certamente fará a diferença, contribuindo para que o negócio seja cada vez mais sustentável”, pontuou Júnior.

Além de uma frota moderna, com tempo médio de uso de quatro anos, o contrato de concessão prevê que a VAL realize uma série de outros investimentos em prol do usuário. Conforme ficou estabelecido no contrato firmado com a empresa, serão instalados 700 pontos de ônibus novos, num prazo de 5 anos. Deste total, 70 pontos de ônibus serão entregues até o aniversário de Apucarana, no dia 28 de janeiro, sendo 50 pontos de ônibus com cobertura de fibra de vidro e bancos, 10 pontos de ônibus, com estrutura de ferro e cobertura e mais 10 pontos de ônibus com fechamento de laterais e de fundo em vidro temperado, com banco e cobertura. “Pensamos principalmente em atender as necessidades de quem mais precisa, como os idosos e as gestantes. Estando bom para eles, está bom para todos. É o fim dos palitos amarelos, a partir de agora todos os pontos terão bancos e cobertura”, comemorou o prefeito Júnior da Femac.

A introdução de novas tecnologias também faz parte das exigências do novo contrato. O Cartão Passe Fácil vai possibilitar ao usuário o desembarque e embarque em outro ônibus para chegar ao destino desejado, respeitando-se critérios de distância e horário, com uma única passagem. “Isso é propiciar que as pessoas ganhem tempo, que o trabalhador chegue ao seu emprego de forma mais ágil”, exemplificou Júnior.

A princípio, o cartão estará à venda apenas na loja da VAL, na Rua Rio Branco, nº 652, ao lado do terminal urbano, e será indispensável para uso do novo transporte coletivo urbano.

APP “VOU DE ÔNIBUS”

Em ato no salão nobre da prefeitura, a VAL aproveitou a apresentação da nova frota para lançar o aplicativo “Vou de ônibus Apucarana”. Já disponível para download nas lojas de aplicativos para os sistemas android e IOS, a ferramenta possibilita aos usuários obtenção de todas as informações necessárias para utilizar o sistema de linhas e seus respectivos horários. “Por meio do aplicativo, o usuário poderá consultar – em tempo real – em quantos minutos o ônibus chega no ponto de ônibus no qual espera para embarque”, relata Roberto Jacomelli, administrador-executivo da VAL, que ratificou as palavras do prefeito Júnior da Femac quanto à qualidade do novo sistema que entra em operação no domingo. “Apucarana estará servida do que há de melhor em inovação no transporte público, não devendo nada a nenhuma cidade do Brasil. Vamos disponibilizar transporte de excelência, nos empenhando a cada dia para manter a qualidade do serviço”, conclui Jacomelli.

O aplicativo vem de encontro com a Lei nº 144/2019 de autoria do vereador Lucas Leugi que dispõe sobre a obrigatoriedade das empresas de ônibus de transporte público municipal de implantarem em seus veículos, sistema de rastreamento e controle, via aplicativo de celular ou similar, aprovada por unanimidade dos vereadores

SAC – O novo transporte coletivo urbano de Apucarana irá dispor, a partir de domingo, de um número telefônico para atendimento exclusivo dos usuários. Informações, dúvidas e reclamações poderão ser feitas pelo telefone 3033-6868.

Com informações da PMA

Fotos PMA