Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Unifrango diz que piso vai estar concluído em junho

Unifrango diz que piso vai estar concluído em junho

por Administrador publicado 04/05/2010 09h14, última modificação 08/04/2016 17h05
Uma reunião bastante esclarecedora. Foi assim que a maioria dos vereadores classificou a reunião realizada na tarde de ontem, na sala da presidência, para tratar sobre a demora no início das obras de implantação da Unifrango em Apucarana.

Domingos Martins, presidente da Unifrango Industrial, garantiu que o piso do Centro de Distribuição deverá estar pronto entre junho e julho. No entanto, ele revelou que a área doada pelo município na saída para Califórnia não é suficiente para a implantação do abatedouro de aves. Segundo ele, num primeiro momento será construído o Centro de Distribuição, depois uma fábrica de ração. Quando entrar em operação, devem gerar, juntos, cerca de 200 empregos diretos.

Vereadores como Aldivino Marques, o “Val”, do PSC, e Lucimar Scarpelini (PP), disseram que houve exploração política a respeito da obra, na campanha para as eleições municipais de 2008, quando se afirmou que a vinda da Unifrango geraria 3 mil empregos diretos. Domingos Martins afirmou que a idéia é ampliar de forma gradativa os investimentos, gerando um número maior de empregos. No entanto, isso só seria possível com a implantação do abatedouro de frangos. “Neste terreno que o município doou não cabe o abatedouro. Sei que teremos outros embates”, adiantou. Ele admitiu que será preciso investir mais em terraplenagem. O empresário Marcus Gouvêa questionou se o restante da terraplenagem será feito também pela Prefeitura ou pela Unifrango. “A carta de intenções que assinamos é bem clara ao dizer que toda a terraplenagem é por conta da Prefeitura, mas sabemos que ela não dispõe de recursos, por isso vamos fazer o serviço”, explicou.

Na saída para Califórnia, a Prefeitura doou duas áreas para a Unifrango, totalizando 15 alqueires. Outro terreno, com 15 a 20 mil m2, foi doado na área central. A Prefeitura também investiu mais de R$ 1 milhão em obras de terraplenagem. Além de vereadores e empresários, a reunião teve a presença do vice-prefeito Waldemar Garcia. O prefeito João Carlos de Oliveira chegou a passar pela reunião, mas acabou se ausentando, depois de dizer que tinha outro compromisso no mesmo horário.

Comissão acompanhará obras

Os vereadores pediram ontem, durante a reunião, que o presidente da Câmara, Mauro Bertoli, designe uma comissão para acompanhar as obras de instalação da Unifrango. “Todo mundo que entra em contato com o dinheiro público tem que prestar contas. E não somos nós que devemos correr atrás. Vocês é que precisam deixar alguém à disposição”, afirmou Júnior da Femac. Aldivino Marques, o Val, pediu que a empresa forneça cronograma dos investimentos para que a comissão.

O Departamento de Engenharia da empresa informou que os atrasos estão ocorrendo por causa de questões pontuais, como exigências do Iap, da Rodonorte e da Sanepar, além da intenção da ALL de mudar o pátio de manobras. Alguns vereadores também criticaram a exploração política da obra. O mesmo pediram alguns empresários, entre eles Rogério Gonçales, Marcus Gouvêa e Sebastião Luiz Fante, que é integrante da ACIA.