Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores aprovam Crédito Adicional para compra de lotes para construção da Capela Mortuária no Distrito de Caixa de São Pedro

por Departamento de Imprensa publicado 17/10/2022 18h14, última modificação 17/10/2022 18h14
Mais três projetos do Executivo e um do Legislativo foram aprovados em sessões extraordinárias e ordinária

Sessões na Câmara de Apucarana

Na tarde de ontem (segunda-feira 17.10), a Câmara Municipal de Apucarana reuniu-se em sessões extraordinárias e ordinária. Foram discutidos e votados cinco projetos de lei, sendo quatro de autoria do Executivo Municipal e um do Legislativo, com autoria dos vereadores Rodrigo Recife, Luciano Molina e Luciano Facchiano.

CAPELA NA CAIXA DE SÃO PEDRO

Na pauta da sessão extraordinária, foi aprovado em duas votações o projeto de lei que autoriza a abertura de Crédito Adicional de Transposição no orçamento do Município, com base em anulação parcial de dotação orçamentária no valor de R$ 339.842,83.

O valor, segundo justifica o prefeito Junior da Femac, será utilizado para cobertura de despesas com materiais, serviços e equipamentos necessários para atender as demandas do último trimestre deste exercício, no valor de R$ 139.842,83 e, também, para adquirir lotes de terra no valor de R$ 200.00,00 para construção da Capela Mortuária do Distrito de Caixa de São Pedro.

Segundo o presidente Franciley Preto, Poim, essa é uma demanda antiga dos moradores do Distrito e que ele levou até a administração. “Estamos conversando com o prefeito Junior da Femac a quem agradeço por esse projeto de lei que aprovamos hoje, que autoriza a abertura do Crédito Adicional anunciando a compra de lotes para construção da Capela. Quem ganha somos todos nós”, revelou Poim.

O presidente reforça, ainda, que os Distritos de Pirapó e Caixa de São Pedro tem recebido melhorias da administração. “Trabalhamos para melhorar a vida dos moradores dos nossos Distritos e de todos apucaranenses. Já garantimos várias conquistas para todos e agora vamos liberar a verba para compra dos lotes para construção da Capela Mortuária na Caixa de São Pedro, dando mais conforto à população na hora mais triste das suas vidas, que é a perda de um ente querido”, completou o presidente.

Poim agradeceu ainda o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, que está empenhado na revitalização da pavimentação que liga o Distrito de Pirapó a Caixa de São Pedro. “Em breve teremos novidades neste setor”, adianta.

Ainda na Extraordinária foi aprovado o projeto de lei, de autoria do Executivo: autorizando a abertura de Crédito Adicional de Transposição no orçamento do Município, com base em anulação parcial de dotação orçamentária no valor de R$ 49.800,00 que será destinado à aquisição de um gerador de energia para o sistema de balizamento noturno do Aeroporto Municipal de Apucarana Capitão João Busse, na qual tem fim objetivo de auxiliar as aeronaves nos pouso e decolagem na ausência de energia elétrica no sistema de distribuição.

E dois projetos que dispõe sobre a concessão de transferência voluntária de recursos para a Residência Inclusiva Casa do Dodô, no valor de R$ 50.000,00, para o atendimento ao Projeto "Olhando por Vidas" e concessão de transferência voluntária de recursos para o Projeto Renascer, no valor de R$ 30.000,00.

RUA DO LAZER

Na sessão ordinária foi aprovado um projeto de lei de autoria dos vereadores Rodrigo Recife, Luciano Molina e Luciano Facchiano que Institui no âmbito do Município de Apucarana o Programa "Rua do Lazer" e revoga a Lei Municipal nº 147, de 06 de novembro de 2019.

Segundo justificativa dos vereadores, o projeto tem como objetivo disponibilizar algumas ruas da cidade, para que fiquem disponíveis por um determinado período do dia para a prática de atividades culturais, esportivas e recreativas.

A destinação temporária dos logradouros que integrarem o Programa "Rua do Lazer" acontecerá aos sábados, domingos e feriados, em períodos e horários a serem definidos e autorizados pelo Poder Executivo e terá como objetivo geral proporcionar à população apucaranense uma nova opção de lazer, recreação para as crianças, espaço para movimentos culturais, estimulando, assim, ações de convivência e a democratização do espaço público.

Trechos de vias, praças e lagos que integrarem o Programa "Rua do Lazer" serão definidos por Decreto do Executivo Municipal, sugerindo-se ao menos um trecho por região (norte, sul, leste, oeste e nordeste), inclusive atendendo requerimentos dos moradores das respectivas regiões do Município.

SESSÃO ORDINÁRIA

A próxima sessão será realizada na segunda-feira, dia 24.10, a partir das 16 horas. Também será transmitida pelo site oficial da Câmara Municipal de Apucarana, www.apucarana.pr.leg.br , pelo Canal oficial do CMA no YouTube https://www.youtube.com/user/cmapucarana e pelo facebook https://www.facebook.com/camara.apucarana