Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores aprovam projetos, requerimento e discutem educação na última Sessão Ordinária de novembro

por imprensa — publicado 26/11/2019 11h35, última modificação 26/11/2019 11h36
Membros do De Molay Capítulo Apucarana acompanharam a Sessão e conversaram com vereadores

Sessão Ordinária

Na última sessão ordinária do mês de novembro, os vereadores e vereadora aprovaram cinco projetos de lei, na tarde desta segunda-feira (25/11), na Câmara Municipal de Apucarana. Também foram discutidos votados e aprovados uma indicação e um requerimento de autoria dos vereadores Edson de Costa Freitas e Franciley Preto Godoy, Poim do Pirapó.

Ainda, nesta semana a Câmara volta a se reunir em Sessões Exclusivas, na quarta, quinta e sexta-feira (27, 28 e 29/11), para apreciação e votação do substitutivo ao Projeto de Lei nº 145/2019, que estima a receita e fixa a despesa do Município de Apucarana para o exercício financeiro de 2020.

“Começamos a semana com uma sessão tranquila, onde aprovamos todos os projetos que estavam em pauta. Apenas o projeto de autoria do vereador Deco foi retirado, em função do vereador não estar presente na Sessão. Ele cumpre uma agenda em Brasília, tratando de interesses do município”, ressaltou o presidente Luciano Molina.

ORDEM DE MOLAY – CAPÍTULO APUCARANA

Molina destacou que além dos projetos aprovados, os vereadores receberam no legislativo, a visita dos membros da Ordem De Molay Capítulo Apucarana. “Eles acompanharam toda a Sessão, os trabalhos que realizamos no legislativo e após foram recebidos no gabinete da presidência para uma conversa com os vereadores”, explicou o presidente.

A Ordem é uma organização paramaçônica com princípios filosóficos, fraternais, iniciáticos e filantrópicos, destinada à jovens rapazes com idade entre 12 e 21 anos e que busca o desenvolvimento e a preparação de novos líderes para o futuro. Estiveram presentes no legislativo Enzo Fortuna, Uriel Consolaro, João Mota, Luís Gustavo Caçador, Pedro Alves e Arthur Machado que conversaram com os vereadores Molina, Rodolfo Mota, Gentil Pereira, Mauro Bertoli e Marcos da Vila Reis.

Em pauta assuntos como a reforma da previdência, Código de Defesa do Consumidor, Leis Municipais, Cursos Técnicos e Educação como um todo.

“Foi uma conversa produtiva, acompanhamos a sessão e de lá surgiram alguns questionamentos. Outros já tínhamos em mente. Gostamos da forma que tudo foi conduzido e afirmo que foi um grande engrandecimento para o Capítulo Apucarana”, disse Luís Gustavo.

Recentemente a Ordem DeMolay Capítulo Apucarana teve a aprovação do Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias de Apucarana aprovado por unanimidade, em comemoração aos seus 100 anos de existência, e pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense. A honraria foi proposta pelo vereador Gentil Pereira. A entrega ainda será agendada pelo vereador junto à presidência da Casa de Leis.

EDUCAÇÃO – VEREADORES TEMEM FIM DO ENSINO MÉDIO

Outro assunto em pauta, foi a Educação. Lucas Leugi durante seu pronunciamento manifestou sua preocupação com a possibilidade do fim do ensino médio noturno nas escolas estaduais. O anúncio foi feito na última semana pela Secretaria de Estado da Educação e a proposta deve entrar em vigor a partir do ano letivo de 2020. O governo detalha que um remanejamento será feito de vagas do ensino médio noturno para o diurno, começando pelas turmas do primeiro ano. A evasão escolar é um dos motivos alegados.

“Ao invés de acabar com o ensino noturno, o Governo do Estado deveria abrir novas possibilidades e oportunidades para os jovens estudarem, acabar com o ensino médio noturno é acabar com as oportunidades dos jovens paranaenses. O Secretário de Estado da Educação, Renato Feder, não conhece a realidade do nosso Estado, não conhece o interior do Paraná”, afirmou Leugi.

Molina lembrou que Apucarana ainda tem o CEEBJA que pode socorrer os estudantes, mas outras cidades não têm essa opção. “Os jovens que trabalham o dia todo não terão como estudar”, afirmou. Edson da Costa Freitas, que também é professor da rede estadual destacou que no dia 02 de dezembro terá greve. “Não é bom sinal. Precisamos ampliar oportunidades e não acabar com elas. Temos que incentivar e ajudar nossos jovens”, pontuou.

SESSÕES EXCLUSIVAS

Amanhã (quarta-feira), quinta e sexta-feira serão realizadas Sessões Exclusivas, às 15 horas, na Câmara, para votação o substitutivo ao Projeto de Lei nº 145/2019, que estima a receita e fixa a despesa do Município de Apucarana para o exercício financeiro de 2020.