Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores e vereadora iniciam a semana com a realização de Sessões Ordinária e Extraordinária

por Departamento de Imprensa publicado 14/03/2022 17h18, última modificação 14/03/2022 17h18
Na pauta 5 projetos de lei e 2 requerimentos foram discutidos, votados e aprovados

Sessão Ordinária

Sob a presidência do vereador Franciley Preto Poim, a Câmara Municipal de Apucarana reuniu-se na tarde desta segunda-feira (14.03), para a realização de Sessões Extraordinária e Ordinária.

RESTAURANTE POPULAR

Na pauta na Sessão Extraordinária, um projeto de lei, de autoria do Executivo Municipal que cria o Restaurante Popular no Município de Apucarana. Aprovado por unanimidade dos vereadores, o projeto também teve aprovação, em segunda votação, na Sessão Ordinária e segue agora para sanção do prefeito Junior da Femac.

Segundo justificativa do prefeito, o Restaurante Popular tem o intuito de oferecer refeições nutricionais balanceadas e seguras para pessoas que se encontram em estado de insegurança alimentar, com todos os nutrientes indispensáveis para uma nutrição saudável. “Nosso restaurante será administrado pelo poder público municipal com a comercialização de refeições prontas, nutricionalmente balanceadas, originadas de processos seguros, preponderantemente com produtos regionais, a preços acessíveis, servidas em locais apropriados e confortáveis, de forma a garantir a dignidade ao ato de se alimentar. O público alvo do Programa do Restaurante Popular são pessoas que se encontram em situação de insegurança alimentar e nutricional e vulnerabilidade social, principalmente trabalhadores formais e informais e seus familiares, moradores de rua, pedintes, aposentados, estudantes entre outros”, explicou Junior.

CIDADÃO HONORÁRIO AO EX-VEREADOR VAL MARQUES

De autoria do presidente Poim, foi aprovado em primeira votação o projeto que concede o Título de Cidadão Honorário de Apucarana ao Sr. Aldivino Marques da Cruz Neto, o Val, pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense.

“O Val é um grande parceiro da nossa cidade. Foi vereador, deu e dá a sua contribuição à nossa cidade. Temos um carinho especial e não poderíamos deixar de homenageá-lo”, reforçou o presidente.

Os vereadores Lucas Leugi, Toninho Garcia, Mauro Bertoli, Rodrigo Recife e Molina parabenizaram o presidente pela iniciativa.

Nascido em Califórnia (PR), casado, pai de dois filhos, Aldivino Marques da Cruz Neto, o "Val", começou a trabalhar ainda com 12 anos de idade. Aos 13 anos, começou como funcionário na primeira fábrica de bonés de Apucarana. Aos 15 anos, Val tomou-se gerente do setor de serigrafia da mesma empresa. Com 18 anos, ainda na mesma empresa, foi nomeado gerente geral. Aos 21 anos, Val montou a sua primeira empresa própria. Também aos 21 anos, Val formou-se bacharel em Administração, com Habilitação em Comércio Exterior. Aos 35 anos, Val montou a sua segunda empresa, a MT Brasil. Hoje, Val é proprietário e dirige pessoalmente suas três empresas. Val elegeu-se vereador em duas oportunidades (legislaturas 2001-2004/ 2009- 2012).

REQUERIMENTOS

Os vereadores votaram e aprovaram dois Requerimentos: de autoria do vereador Lucas Leugi que pede informações a empresa VAL solicitando informações sobre o cumprimento das leis municipais nºs.122/2010 e 07/2013 e do e vereador Luciano Facchiano que pede informações ao prefeito Municipal sobre a viabilidade de implantação de vagas de estacionamentos para PcD – Pessoas com Deficiência, em frente todos os CMEIs - Centros Municipais de Educação Infantil e Escolas Municipais de Apucarana.

SESSÃO ORDINÁRIA

A próxima sessão será realizada na segunda-feira, dia 21.03, a partir das 16 horas. Também será transmitida pelo site oficial da Câmara Municipal de Apucarana, www.apucarana.pr.leg.br, pelo Canal oficial do CMA no YouTube https://www.youtu.com/user/cmapucarana , e pelo facebook https://www.facebook.com/camara.apucarana. A Sessão também pode ser acompanhada no prédio do Legislativo: Centro Cívico José de Oliveira Rosa, 25. Entrada no plenário com público reduzido, seguindo protocolo de segurança sanitária.