Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores participam da III Noite da Mulher Educadora

Vereadores participam da III Noite da Mulher Educadora

por imprensa — publicado 10/03/2017 15h39, última modificação 10/03/2017 15h39
O evento homenageou as servidoras da Rede Municipal de Ensino

O presidente da Câmara Municipal de Apucarana, vereador Mauro Bertoli, acompanhado dos vereadores Márcia Regina da Silva de Sousa e Rodolfo Mota e do vice-prefeito Sebastião Ferreira Martins Junior, “Júnior da Femac”, participou ontem (quinta-feira 09/03), da Noite da Mulher Educadora, no Cine Teatro Fênix. Em sua terceira edição, o evento organizado pela Autarquia Municipal de Educação (AME), através da Diretora Presidente da AME, Marli Regina Fernandes da Silva, homenageou as servidoras da Rede Municipal de Ensino. A solenidade, que faz parte das comemorações alusivas ao Dia Internacional da Mulher, visa demonstrar o respeito e admiração pela dedicação das servidoras à formação de mais de 12 mil alunos.

A Educação é o maior departamento da administração municipal. Atualmente, o setor tem cerca de 1.400 funcionários, 96% mulheres. Durante o evento foram homenageadas 60 servidoras das escolas e centros de educação infantil, que receberam uma placa de honra ao mérito.

“Na primeira edição do evento, foram homenageadas as funcionárias mais antigas de cada unidade de ensino. Já no ano passado, nós agraciamos as servidoras eleitas pelos colegas de trabalho como as mais carismáticas. Nesta edição, porém, o critério foi o sorteio simples, porque nós entendemos que, independente da escolhida, todas as mulheres da rede mereciam o prêmio, mas infelizmente não caberiam todas no espaço do teatro,” explicou a secretária municipal de educação Marli Fernandes.

Além das funcionárias de cada escola e CMEI, também foram homenageadas representantes da Autarquia Municipal de Educação; do Centro de Apoio Multidisciplinar Escolar (CAME); a chefe do Núcleo Regional de Educação, professora Maria Onide Balan Sardinha; a esposa do vice-prefeito, Carmen Lúcia Martins e a vereadora Márcia Sousa, única mulher nesta gestão da Câmara Municipal de Apucarana.

“Embora a mulher já tenha alcançado vários espaços na sociedade, ela ainda não conquistou tudo aquilo que lhe é de direito. Nós não queremos ser melhores nem diferentes, desejamos apenas igualdade de oportunidades para ocupar lugares onde exerçamos de fato a cidadania e o poder. Hoje a mulher trabalha fora, mas muitas vezes ainda não pode ocupar lugares de decisão. E eu vejo esse evento como uma forma de reconhecimento da ocupação desse espaço”, disse a vereadora Márcia Sousa.

Representando os vereadores, o presidente da Câmara Municipal, Mauro Bertoli destacou a importância das mulheres na rede de ensino. “Parabenizamos todas as mulheres que fazem parte da educação na rede municipal de ensino. Todas são merecedoras desta homenagem. Graças a vocês temos uma educação de qualidade e um trabalho diferenciado com nossos alunos. Se hoje a educação está um sucesso em nossa cidade é porque a administração do prefeito Beto Preto dá o suporte e as condições necessárias para que isso aconteça e, as mulheres educadoras completam com o excelente trabalho que fazem”, destaca Bertoli.

O vice-prefeito Júnior da Femac falou sobre a importância de se reconhecer o trabalho feminino na Educação. “São mais de 12 mil crianças e 40 mil pessoas, entre pais, mães e avós, que contam com o trabalho diário dessas mulheres. O prefeito Beto Preto e eu temos muito orgulho dessa equipe. Parabéns pelo Dia Internacional da Mulher!”

*Com informações da Assessoria de Imprensa da Autarquia Municipal de Educação – Jornalista Mônica Costa

**Fotos: PROFETA