Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores se reúnem em Sessão Ordinária

Vereadores se reúnem em Sessão Ordinária

por Departamento de Imprensa publicado 19/10/2021 17h25, última modificação 19/10/2021 17h25
Requerimentos discutindo preços dos combustíveis foram o destaque da sessão
Vereadores se reúnem em Sessão Ordinária

Sessão Ordinária

Com a presença dos dez vereadores e da vereadora, a Câmara Municipal de Apucarana realizou na tarde desta segunda-feira (18/10), a 32ª Sessão Ordinária de 2021. Na pauta dois projetos de lei e três requerimentos foram discutidos, votados e aprovados pelos parlamentares.

Em primeira votação, de autoria dos vereadores Moisés Tavares e Marcos da Vila Reis, foi aprovado o projeto de lei que concede o Título de Cidadão Honorário de Apucarana ao Bispo Diocesano de Apucarana, Dom Carlos José de Oliveira, pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense.

No dia 12 de dezembro de 2018 Dom Carlos foi nomeado, pelo Papa Francisco, bispo para a Diocese de Apucarana. Dom Carlos José é o quinto bispo da história da cidade de Apucarana, sucedendo Dom Celso Antônio Marchiori.

Sua ordenação episcopal foi no dia 19 de março, solenidade de São José, no Santuário Nossa Senhora da Piedade, em Lençóis Paulista, paróquia esta que guiou por vinte e dois anos. Neste ato o vereador Marcos da Vila Reis e o ex-vereador Sidrin estiveram presente. “Também acompanhei o Bispo na primeira audiência que ele teve na prefeitura, já com o prefeito Junior da Femac”, relembra o vereador.

Desde que assumiu, Dom Carlos realiza um belíssimo trabalho à frente da Diocese de Apucarana, que hoje integra 36 Municípios paranaenses, sendo admirado e respeitado pelos fiéis e por todos os membros das 64 paróquias e dos 6 Decanatos diocesanos.

Também em primeira votação foi aprovado o projeto de lei que dispõe sobre o Programa de Incentivo à Doação de Cabelos para pessoas em tratamento de câncer “DOE ESPERANÇA” no Município de Apucarana, de autoria do vereador Luciano Facchiano e da vereadora professora Jossuela.

“Existem alternativas para lidar com a queda dos fios, afinal, perder o cabelo não significa perder a vaidade. É neste momento que lenços, chapéus e perucas entram em cena. Uma peruca pode ser um importante passo para o resgate da autoestima e consequentemente da força para lutar contra a doença. Muitas mulheres gostariam de utilizar perucas durante o tratamento, porém não têm acesso ao acessório, muitas vezes em função de seu alto custo. Ao mesmo tempo, existem pessoas interessadas em doar as madeixas cortadas a fim de ajudar pacientes oncológicos, mas não sabem como fazer isso”, detalharam.

O projeto tem como objetivo promover solidariedade para com o próximo, enaltecer a importância de um gesto altruísta em meio à dor desta doença e recuperar a autoestima dos pacientes em tratamento de câncer. Os dois projetos vão para redação final na próxima segunda-feira.

REQUERIMENTOS

Três requerimentos foram votados. Dois relacionados aos preços dos combustíveis praticados pelos postos de Apucarana. O vereador Moisés Tavares da Silva pede informações ao Procon local sobre que medidas o órgão têm tomado no sentido de fiscalizar a escalada de preços do produto na cidade. Outro requerimento, do vereador Lucas Ortiz Leugi solicita esclarecimentos à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) sobre a não inclusão de Apucarana na pesquisa de preços praticados nos maiores municípios do Paraná durante o mês de setembro. Lucas Leugi ainda pediu assinaturas de demais companheiros do Legislativo em um seu requerimento para abrir uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com a finalidade de investigar os preços dos combustíveis em Apucarana.

A proposta não tem respaldo da maioria dos vereadores, que entendem não ser atribuição da Câmara fiscalizar a alta dos preços dos combustíveis na cidade e, sim, denunciar ao Ministério Público caso estivesse ocorrendo um suposto cartel entre os postos.

Para os vereadores, a proposta de pedir informações ao Procon sobre que medidas estaria tomando para fiscalizar os preços dos combustíveis é viável porque o órgão tem este poder de fiscalização. Da mesma forma é viável pedir esclarecimentos sobre pesquisas de preços à ANP.

E finalizando a sessão foi aprovado o requerimento do vereador Toninho Garcia e Tiago Cordeiro que pede informações ao prefeito municipal sobre a liberação das guias rebaixadas para estacionamento normal.

SESSÃO ORDINÁRIA

A Câmara volta a se reunir na próxima segunda-feira (25/10), em horário regimental, às 16 horas. A sessão poderá ser acompanhada através de transmissão ao vivo pelo canal do Legislativo apucaranense no YouTube e também pelo site oficial da Câmara, acessando www.apucarana.pr.leg.br . A Câmara está aberta de segunda a sexta-feira, das 08 às 18 horas.