Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Vereadores se solidarizam com a Cocap

Vereadores se solidarizam com a Cocap

por Administrador publicado 17/02/2009 13h05, última modificação 08/04/2016 16h58
A sessão ordinária da Câmara nesta segunda (16) foi marcada por pronunciamentos em solidariedade aos trabalhadores da Cooperativa de Catadores de Papel de Apucarana (Cocap).
O prédio da cooperativa foi atingido por um incêndio na tarde de domingo (15), dois anos após ocorrer o primeiro incêndio. O fogo começou por volta das 18 horas, destruindo cerca de 150 toneladas de materiais reciclados. Também foram danificados dois caminhões da coleta seletiva de lixo, prensas de papel, materiais de escritório, empilhadeiras e demais ferramentas de trabalho. A expectativa é de que o prejuízo da cooperativa seja de aproximadamente R$ 1,5 milhão.

“O Poder Legislativo de Apucarana é solidário com as pessoas que trabalham na Cocap e faz votos para que as causas do incêndio sejam devidamente apuradas”, afirmou o presidente da Câmara, Mauro Bertoli (PTB). Para ele, a cooperativa tem uma função de grande importância na comunidade, gerando emprego e permitindo o avanço da reciclagem no município.

Telma Reis (PMDB), líder do prefeito na Câmara, também discursou em apoio à Cocap. “É assustador presenciar um incêndio e sabemos que muitas famílias dependem da Cocap, que faz um trabalho social tão bonito. O povo de Apucarana é solidário, já ajudou uma vez e certamente ajudará de novo”, afirmou.

“Também fico sentido com o que aconteceu com a Cocap. Foi triste ver aquilo tudo destruído como foi”, afirmou Aldivino Marques da Cruz Neto, o “Val” (PSC). Para ele, a administração municipal precisa buscar um local mais apropriado para sediar a cooperativa. “Um local mais arejado e melhor estruturado, que possa dar não só melhores condições de trabalho às pessoas que atuam na coleta e seleção do material, mas também que possa ser mais seguro”, avaliou.

Val questiona sobre novos parques industriais

O vereador Aldivino Marques da Cruz Neto, o “Val” (PSC), apresentou requerimento na sessão ordinária desta segunda-feira (16), pedindo ao prefeito João Carlos de Oliveira sobre a instalação de novos parques industriais. “Houve muita promessa e muito discurso no período eleitoral com relação à geração de emprego e renda. Nós sabemos que a nova gestão tem ainda menos de dois meses e que por isso seria precipitado já cobrar resultados. No entanto, queremos saber como será a política de fomento industrial a ser realizada neste primeiro ano de mandato”, afirma Val.

Ele também apresentou três outros requerimentos. O 25/209 pede informações ao prefeito sobre projeto de pavimentação da Rua Rio Jacaré, no Núcleo Habitacional Papa João Paulo I. O 26/2009 pede informação sobre o cumprimento do cronograma estabelecido no contrato firmado com a Sanepar e que concede exclusividade para prestação dos serviços públicos de saneamento básico de água e de esgotos sanitários no município. Por fim, o 27/2009, que pede informação ao prefeito sobre o início do atendimento público, até as 22 horas, no Posto de Saúde do Núcleo Habitacional João Paulo I.

Alcides pede Biblioteca Cidadã para Apucarana

O vereador Alcides Ramos Júnior (DEM) apresentou requerimento na sessão ordinária desta segunda-feira (16) pedindo à Secretaria de Estado da Cultura sobre a criação de uma Biblioteca Cidadã no município de Apucarana. “Trata-se de uma biblioteca moderna, não só com os livros e tudo o mais que uma biblioteca tem, mas também com vários computadores ligados a Internet. Isso permitirá aos nossos estudantes maior rapidez e eficiência nas pesquisas e trabalhos escolares”, salientou Alcides Ramos.

O vereador também teve aprovado outros requerimentos, como o que pede informação à Secretaria Estadual da Educação sobre a construção de uma quadra coberta no Núcleo Habitacional Tancredo Neves, outro pedindo informação à mesma Secretaria sobre a doação de um ônibus para o transporte escolar e o que pede informação à Secretaria de Estado dos Transportes sobre calçamento com pedras irregulares na estrada do Biloti.

Alcides teve aprovado ainda um pedido de informação à Secretaria de Estado da Saúde sobre a criação da Clínica da Mulher em Apucarana. Por fim, outro requerimento pede informação à Secretaria de Estado dos Transportes sobre a possibilidade de disponibilizar uma patrulha para manutenção de estradas rurais no município.

Júnior da Femac pede explicação sobre asfalto parado no Marissol

O vereador Júnior da Femac (PDT) teve requerimento aprovado na sessão ordinária da Câmara de Apucarana, nesta segunda-feira (16), pedindo informações à construtora Impacto sobre a conclusão das obras de pavimentação asfáltica no Jardim Marissol. “Trata-se de um bairro que vive uma situação muito delicada. A obra está atrasada há seis meses, há muitas famílias que não conseguem tirar o carro da garagem”, afirmou o vereador. Segundo ele, as obras foram iniciadas em setembro do ano passado, antes do período eleitoral.

Telma Reis (PMDB), líder do prefeito, afirmou que as obras estão atrasadas em função do período chuvoso. Júnior discordou. “Todos sabiam que este período seria chuvoso, por isso a obra deveria ter sido conduzida de forma a não causar transtornos a tantas famílias. A alegria pela chegada do asfalto já se transformou em frustração. E nós estamos aqui para defender os interesses do povo e não das empreiteiras”, afirmou o vereador.

“Esta obra não deve ser em Apucarana, pois há pouco tempo estávamos numa seca terrível, que chegou inclusive a comprometer a produção agrícola”, ironizou o vereador Aldivino Marques da Cruz Neto, o “Val”. José Airton Araújo, o “Deco” (PR), diz estar sendo procurado por pessoas do Jardim Marissol, incomodadas com a situação. “É importante frisar que essa empreiteira está tocando outras obras na cidade. Se não concluir uma, não poderia tocar outra”, opinou Deco.

imprensa@cma.pr.gov.br