Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / 30º BIMec recebe Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias da Câmara de Apucarana

por Departamento de Imprensa publicado 01/12/2022 17h28, última modificação 01/12/2022 17h28
A honraria é de autoria de todos os vereadores e vereadora

Presidente Poim, Coronel Flábio e o vice-presidente Mauro Bertoli

Em Sessão Especial e Solene realizada na noite desta quarta-feira (30.11), na Câmara Municipal de Apucarana, o 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (BIMec), representado pelo Comandante, Coronel Flábio Meireles Machado, recebeu o Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense, em especial pelo trabalho desenvolvido durante o período da pandemia do Covid-19 e pelos 374 anos do Exército Brasileiro comemorados em 2022.

A honraria, de autoria de todos os parlamentares, é concedida em reconhecimento ao trabalho social desenvolvido por uma empresa ou por pessoas, em prol da cidade.

A sessão foi conduzida pelo presidente da Casa, vereador Franciley Preto, Poim e contou com a presença do vice-presidente Mauro Bertoli, vereadores Rodrigo Recife, Moisés Tavares, professor Molina, Marcos da Vila Reis e da vereadora e Procuradora da Mulher, professora Jossuela Pirelli.

“Para todos nós, apucaranenses, é um orgulho homenagear o 30º BIMec, aqui na nossa Casa de Leis. O Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias foi aprovado por unanimidade e o projeto de Lei assinado por todos os parlamentares. Isso mostra que o Exército está acima de questões políticas e partidárias. O Exército está sempre pronto para servir a nossa população e defender o país. Agradecemos pelo trabalho que vocês fazem e pelo trabalho que fizeram na pandemia. O Exército Brasileiro não para, trabalhando 24 horas para a nossa população em diversos lugares e situações ajudando a mudar a vida das pessoas”, disse o presidente Poim.

Em nome dos vereadores e vereadora, Rodrigo Recife destacou o trabalho do 30º BIMec feito em nossa cidade e região e reforçou o grande sucesso "Braço Forte – Mão Amiga", concebida pelo Coronel Francisco Roselio Brasil Ribeiro, que foi adotada como o slogan, transformando-se logo em grande sucesso e passou a ser o grito de guerra do Exército Brasileiro.

“É assim, fundamentado nessas duas simples expressões, que o Exército Brasileiro, e mais especificamente em nossa região, que o 30º BIMec tem buscado pautar suas ações para defender a nossa Nação, garantir os poderes legalmente constituídos em nossa Constituição e o império da lei e da ordem”, disse Recife.

Ele pontuou algumas ações que o 30º participou como “Braço Forte quando participou da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti, em 2010, da Pacificação do Estado do Rio de Janeiro em 2011 e 2014; e também durante os Jogos Olímpicos do Rio em 2016”.

E o vereador foi além, “Mão Amiga quando participou ativamente e incansavelmente na distribuição de mascaras e informativos no Combate à Pandemia da Covid-19, distribuindo gratuitamente cerca de 170 mil mascaras à população apucaranense; quando agora, em 2022, firmou parceria com a nossa Agência do Trabalhador, visando a contratação de soldados que estavam dando baixa do Exército para vagas com carteira assinada, cumprindo assim, a maior missão do Exército em tempos de Paz, lapidando o caráter dos jovens e preparando-os para um futuro promissor”, acrescentou Recife.

Ele acrescentou ainda que nesses dois anos de vereador pode acompanhar de perto o trabalho do Exercito e do Coronel Flábio, Comandante do 30º. “Um grande trabalho feito na nossa cidade e nas 120 cidades da área de abrangência do Batalhão. É uma honra homenagear essa grande instituição que faz parte da história de Apucarana há 54 anos”.

O Coronel Flábio Meireles Machado afirmou que é uma grande honra ter recebido o Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias, da Câmara de Apucarana. “É uma grande homenagem. Não é somente uma placa, um diploma, é uma marca para o Exército Brasileiro nesse apoio a comunidade, sendo reconhecida pela Casa de Leis, pela Casa do Povo de Apucarana. É muito importante para mim e para todos que fazem parte da nossa instituição”.

Ele frisou que o evento realizado pela Câmara vai ficar marcado na história do Batalhão. “É um Diploma que estará na sala dos Comandantes para lembrar que servimos a Pátria e a cidade de Apucarana e somos muito felizes por isso. Agradeço ao vereador Recife que falou por todos os vereadores e pelo amor que todos demonstraram ao Exército Brasileiro e agradeço a cidade de Apucarana por estarmos aqui. Muitos me questionam porque não vamos para cidades maiores com o Batalhão e eu respondo que não teria cidade melhor para estar, do que a cidade de Apucarana pelo amor e dedicação dos apucaranenses em relação ao Exército”, concluiu. Ele encerrou homenageando Apucarana por oferecer seus filhos que ano a ano incorporam no Exército Brasileiro no 30º BIMec. “Tenho orgulho de ser comandante deste Batalhão”, finalizou.

Durante o evento foram homenageados: Major Marcello Mafra Castelo Branco, Major Bruno Juliano de Araújo, Major Fabiano Dall ‘Asta Rigo, Capitão Kaito Lannes Pinheiro Neto, Capitão Luiz Henrique de Araújo Ferreira, Capitão Daniel Araújo Ribeiro, Capitão Diogo de Oliveira da Silva e o Capitão Fabrício dos Reis Oliveira.

Fotos: Machado (30º BIMec)