Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Acessibilidade: vereadores discutem instalação de piso tátil na cidade

Acessibilidade: vereadores discutem instalação de piso tátil na cidade

por Administrador publicado 26/03/2013 12h34, última modificação 08/04/2016 16h45
A Câmara de Vereadores de Apucarana aprovou por unanimidade em segunda votação o Projeto de Lei de autoria do vereador Luciano Molina (PMDB) que pretende a instalação de piso tátil nas calçadas do município.

O piso tátil se trata de uma placa adesiva diferenciada na textura e cor, com uma largura média de 40 centímetros sua principal função é orientar pessoas com deficiência visual ou com baixa visão, que poderão através do piso deslizar com a bengala pelos trilhos obtendo um melhor direcionamento ao caminhar pelas calçadas.

Segundo a coordenadora do Instituto dos Cegos de Apucarana, Rosélia Ienne Cordeiro da Silva, o projeto vem de acordo com a necessidade dos deficientes visuais da cidade. Ela também informou que o instituto poderá fornecer todo apoio necessário para instruir os alunos na utilização do novo recurso.  “Nosso instituto conhece muitas pessoas que deixam de sair de casa pela falta do piso tátil, essa conquista será um grande avanço para o município”, disse.

Na ocasião o vereador Molina explicou que com a aprovação do projeto a área central da cidade terá o prazo de dois anos para se adequar a norma e, em até cinco anos toda a cidade deverá ter o piso tátil instalado. “Nossa cidade possui muitas pessoas com problemas visuais, então precisamos o mais rápido possível ir ajustando o município para atender a necessidade destas pessoas”, enfatizou Molina.

26-03-13