Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Alunos e professora de Apucarana são premiados na Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa e no Prêmio MPT na Escola

por Departamento de Imprensa publicado 19/11/2021 16h25, última modificação 19/11/2021 16h25
Presidente Poim e vereadora Jossuela participaram da condecoração

Presidente Poim entrega medalha a aluna

Semana importante e de destaque na educação de Apucarana. Na tarde desta quinta-feira alunos e professora da rede municipal que se destacaram na 7ª Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro foram condecorados: alunas Vitória da Silva Santos e Bruna Rafaela Sanches de Oliveira e a professora Alessandra Cristina Fernandes Costa. Na mesma solenidade, o aluno Pedro Leonardo Gerelus Lavarias, classificado no Prêmio MPT na Escola, recebeu a honraria.

A Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa, que é promovida a cada dois anos pelo Instituto Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Pesquisas e Estudos em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), tem como objetivo contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e da escrita nas escolas públicas de todo o país. Nesta edição, a 7ª realizada, o concurso propôs que os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental produzissem um poema sobre o tema O lugar onde vivo. Já os educadores foram convidados a escrever um relato de prática sobre o mesmo gênero textual.

As produções da professora Alessandra Cristina Fernandes Costa e das alunas Vitória da Silva Santos e Bruna Rafaela Sanches de Oliveira, da Escola Municipal Augusto Weyand, foram premiadas na etapa municipal da Olimpíada de Língua Portuguesa.

O Prêmio MPT na Escola, por sua vez, é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho que visa conscientizar as famílias e a sociedade sobre o combate ao trabalho infantil. Todos os estudantes das turmas de 4º e 5º ano do Ensino Fundamental, das 35 escolas municipais de Apucarana, participaram da edição deste ano do concurso.

O poema escrito pelo aluno Pedro Leonardo Gerelus Lavarias, da Escola Professora Marta Pereira da Silva, classificou-se em primeiro lugar na etapa municipal e ainda concorre na etapa estadual do Prêmio MPT na Escola 2021.

“A educação é o melhor investimento que um gestor pode fazer pensando no futuro do seu município, pois as crianças em idade escolar serão os professores, engenheiros, advogados, médicos, vereadores e prefeitos que teremos daqui a alguns anos. Nós temos que prepará-las da melhor forma possível, para que elas se saiam bem independentemente da profissão que venham a escolher. Observando os resultados maravilhosos que nossos alunos têm alcançado nas provas e concursos, eu acredito que estamos no caminho certo”, disse o prefeito Junior da Femac.

Em nome de todos os parlamentares, Poim, parabenizou todos os alunos, professores e a administração que está envolvida diretamente no processo. “Sabemos do comprometimento de todos que lutam por uma educação cada vez melhor para os nossos alunos e também sabemos do comprometimento dos alunos com o seu futuro e do esforço que fazem. Desde já estendo meus cumprimentos a todos, em nome dos vereadores e da nossa vereadora. Parabenizo o prefeito Junior da Femac e a professora Marli que não medem esforços nos investimentos. Temos nas nossas crianças e na educação que é oferecida na nossa cidade, a garantia de uma cidade cada vez mais promissora com pessoas capacitadas e comprometidas”, reforçou Poim.

Na quarta-feira, 768 alunos da rede municipal de ensino também receberam as medalhas que conquistaram na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).