Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Apucarana anuncia pavimentação de estradas rurais

Apucarana anuncia pavimentação de estradas rurais

por Administrador publicado 29/07/2014 16h45, última modificação 08/04/2016 19h56
A Prefeitura de Apucarana vai executar pavimentação poliédrica com pedras irregulares em cinco quilômetros da Estrada do Barreiro e em trecho de mil metros da Estrada dos Bertasso.

Além de concentrarem mais de 300 propriedades rurais, os trechos beneficiados estão entrando no mapa do turismo rural, com o recebimento de empreendimentos como chácaras de lazer, pousadas, pesque-pagues e restaurantes rurais.

 

 

A ordem de serviço para o início das obras foi assinada nesta segunda-feira (28/07), no gabinete municipal, pelo prefeito Beto Preto (PT) e contou com a presença de vereadores e servidores municipais. Os recursos, na ordem de R$1.129.680,00, foram conquistados pela Secretaria Municipal da Agricultura junto ao Projeto de Pavimentação Poliédrica de Estradas Rurais, do Governo do Paraná. Vencedora da licitação, a empresa que executará as melhorias é a empreiteira Miltão Indústria e Comércio de Pedras e Artefatos Ltda, de Califórnia.

 

Em nome do Legislativo, o presidente da Câmara Municipal, vereador José Airton Deco de Araújo, parabenizou o olhar social da prefeitura para com o homem do campo. “O prefeito tem liderado um time que tem dado certo, pois trabalha em conjunto. Com este tipo de iniciativa, que garante estradas rurais de qualidade, contribui-se para seguramos nosso agricultor no sítio”, destacou Deco.

 

 

Ao autorizar o início das obras, o prefeito Beto Preto lembrou que a Estrada do Barreiro já teve pavimento asfáltico, mas sem a devida manutenção por parte das gestões anteriores e um escoamento de águas pluviais, com o tempo todo o material se perdeu. Beto ainda classificou as frentes de trabalho como ‘importantes para o futuro da cidade”. “O turismo no meio rural tem dado bons resultados financeiros em cidades maiores e queremos que deem êxito em Apucarana também. O calçamento com pedras irregulares vai garantir melhores condições de tráfego. Mais comodidade para quem mora, produz ou visita empreendimentos turísticos nestas regiões rurais”, afirmou o prefeito.

 

 

 

Os cinco quilômetros a serem pavimentados na Estrada do Barreiro compreende trecho do Contorno Norte, passando pelo Parque da Redenção até a sede do distrito rural. Já o quilômetro a ser pavimentado na Estrada dos Bertasso corresponde a trecho do prolongamento da Rua Denhei Kanashiro, passando pelos Residenciais Sumatra II e Jaçanã, até a Chácara Recanto do Sossego.

 

 

Além de atividades na área turística, na Estrada do Barreiro existes propriedades rurais que exploram as culturas de soja, trigo, milho, pasto, olericultura, fruticultura e piscicultura. Já na Estrada dos Bertasso, há lavouras de soja, trigo e milho. “A manutenção das estradas rurais é sempre o calcanhar de aquiles de um prefeito. Hoje é difícil encontrar cascalho, por exemplo. Quem tem não quer ceder e quem cede, o material não é de qualidade. Sem contar com a questão ambiental, pois quando há a retirada sempre fica uma degradação no local.

 

O caminho para o futuro será mesmo a pavimentação com pedras irregulares e quem sabe, o próprio asfalto”, relatou João Carmo da Fonseca, secretário Municipal da Agricultura. De acordo com ele, em Apucarana ainda existem cerca de 2 mil famílias que resistem firme na agricultura. “Temos recebido muito apoio do prefeito e é para darmos condições que elas permaneçam no campo que trabalhamos”, concluiu Fonseca que, na oportunidade, fez um breve relato dos resultados e objetivos dos principais programas governamentais da secretaria.

 

A empresa vencedora da licitação tem 10 dias para iniciar e 365 dias para concluir os trabalhos. Os pagamentos do serviço executado serão feitos mensalmente a partir de medições realizadas pela Secretaria de Obras.