Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Apucarana ganha regional do Samu e Unidade de Atenção à Saúde da Família

Apucarana ganha regional do Samu e Unidade de Atenção à Saúde da Família

por Administrador publicado 02/12/2011 12h00, última modificação 08/04/2016 16h58
O Presidente da Câmara, vereador Alcides Ramos (DEM) acompanhou o governador Beto Richa nesta quarta-feira(30), em Apucarana, na inauguração de dois novos equipamentos que irão melhorar o atendimento à saúde da população da região:

a regional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências, o Samu, que atenderá 17 cidades com sete ambulâncias, e a Unidade de Atenção Primária à Saúde da Família, construída pelo governo estadual em terreno doado pela prefeitura. O governo vai repassar 8 mil reais mensais para o custeio da unidade, que substitui o antigo posto de saúde construído na década de 60.

Beto afirmou que o governo estadual investe para que a saúde pública do Paraná tenha um atendimento mais humano e ágil. E que apesar da reduzida capacidade financeira do Estado, estão sendo contratados profissionais, adquiridos equipamentos e construídas novas unidades. Beto destacou que no ano que vem o governo irá cumprir a emenda 29, que determina que 12% das receitas sejam investidas em saúde. Segundo ele, o Samu regionalizado de Apucarana é o primeiro de outros que virão em breve.

O investimento anual na unidade do Samu será de aproximadamente 4 milhões e 200 mil reais, para manutenção das ambulâncias, funcionários e dependências físicas. O custo será dividido entre os governos federal, estadual e municipal. Para o funcionamento adequado das sedes do Samu, o governo ainda vai disponibilizar uma central de rádio, que será implantada progressivamente em todo o Estado, com custo total em torno de R$ 6 milhões.

O coordenador da base operacional do Samu, Guilherme Storer, explica que toda as ligações feitas para o telefone 192 serão repassadas para essa central de regulação, que irá avaliar a necessidade do envio de ambulância. De acordo com ele, com a ampliação da sede, será oferecido um atendimento mais digno e humano. E a expectativa é que sejam realizados 1400 atendimentos por mês, o dobro dos atendimentos realizados agora.

Além de Apucarana, os municípios que serão atendidos pela regional do Samu são: Sabaúdia, Arapongas, Cambira, Califórnia, Jandaia do Sul, Bom Sucesso, Marumbi, Novo Itacolomi, Rio Bom, Marilândia do Sul, Mauá da Serra, Faxinal, Borrazópolis, Kaloré, São Pedro do Ivaí e Grandes Rios. Ao todo serão contruídas 12 regionais do Samu. O governador destacou ainda que três hospitais da regional foram incluídos no programa HospSus, lançado em julho e que prevê o repasse de 40 milhões para 48 hospitais públicos e filantrópicos do Paraná.

- AEN

01/12/11