Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Apucarana terá unidade para menores infratores

Apucarana terá unidade para menores infratores

por Administrador publicado 02/07/2013 13h47, última modificação 08/04/2016 16h58
A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social anunciou a construção de quatro Centros de Socioeducação (Cense) no Paraná. Os Censes de Cascavel e Pato Branco substituirão unidades existentes e os outros dois serão em Apucarana e Guarapuava.

Cada unidade custará cerca de R$ 6,7 milhões e terão recursos do Fundo Estadual da Infância e Adolescência e do Estado.

Recentemente uma comissão formada por vereadores apucaranenses esteve visitando a secretária da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, em Curitiba, a fim de viabilizar a construção de um Centro Sócio Educativo (Cense) no município.

Segundo a secretária da Família, Fernanda Richa, as novas unidades fazem parte de um grande projeto que está reestruturando o sistema de socioeducação do Paraná, conforme especificações do Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase). “Substituir os Censes Cascavel I e Pato Branco é uma das nossas prioridades hoje. Já as unidades de Apucarana e Guarapuava também vão contribuir para que os adolescentes cumpram a medida socioeducativa mais próximos de suas famílias, fator que consideramos fundamental”, explica Fernanda.

O Estado possui atualmente 18 Censes e seis Casas de Semiliberdade. Destes, 13 Censes e quatro Casas de Semiliberdade já iniciaram as obras ou tiveram aprovados recursos para execução das reformas. Já estão prontas duas novas Casas de Semiliberdade – Paranavaí e Umuarama – que serão inauguradas no próximo mês.

A previsão é que as obras do Cense Cascavel I serão iniciadas em três meses. As unidades de Apucarana, Guarapuava e Pato Branco estão em fase de negociação de terreno com as administrações municipais.

02-07-13