Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara aprova doação de terreno ao Hospital do Coração

Câmara aprova doação de terreno ao Hospital do Coração

por Administrador publicado 09/06/2008 10h43, última modificação 08/04/2016 17h21
A Câmara Municipal de Apucarana, aprovou hoje (09) em última sessão extarordinária o Projeto de Lei 127/2008, que doa imóvel para a Fundação do Coração Vilela Batista, assim Apucarana terá o maior hospital cardíado da América Latina.
O empreendimento foi proposto pelo médico curitibano Randas José Vilela Batista, considerado um dos cirurgiões do coração mais importantes do País, e reconhecido internacionalmente após a invenção de um método batizado de ''Operação Batista'', que descarta a necessidade de transplante do órgão.

Com investimento estimado em US$ 10 milhões, o Hospital Fundação do Coração Vilela Batista contará com equipamentos de última geração, ainda inexistentes no Brasil. A obra deve ter início em setembro e conclusão prevista para dezembro deste ano. Os recursos para a construção serão bancados pela holding japonesa Tokushukai, considerada uma das maiores corporações de saúde do mundo, de propriedade do megaempresário Torao Tokuda, dono de uma rede com cerca de 160 hospitais no Japão.

A unidade terá, inicialmente, 100 leitos, todos voltados para o atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). contara tambem com equipamentos modernos, como um tomógrafo que custa US$ 3 milhões, esse equipamento tem capacidade para 320 ''cortes'', com capacidade de fazer um cateterismo cardíaco em menos de um segundo, enquanto os atuais em funcionamento no Brasil não passam de 64 .

O Hospital Fundação do Coração Vilela Batista será construído nos fundos da Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea), onde hoje existem dois campos inativos de beisebol. A unidade terá um formato de templo japonês, em uma área construída de 5,6 mil metros quadrados. Cerca de 150 empregos diretos serão abertos e o objetivo é atender pessoas de todo o Brasil e também de outros países. Ao lado do hospital, há a possibilidade de construção de um hotel para receber os pacientes.