Câmara aprova lei que multa imóveis com focos do Aedes Aegypti

por Administrador publicado 26/03/2010 09h52, última modificação 08/04/2016 17h21
Os projetos foram votados na Câmara em sessões extraordinárias, e foram aprovados por unanimidades. Eles foram assinados pelo Executivo Municipal, mas são frutos de propostas do Comitê de enfrentamento da Dengue, instalado no município em 2010.
Câmara aprova lei que multa imóveis com focos do Aedes Aegypti

O Prefeito João Carlos de Oliveira deve sancionar nesta tarde, a lei que determina multa para os proprietários de imóveis que não cuidarem de seus quintais e deixarem locais propícios a proliferação do mosquito transmissor da dengue. Outra lei proíbe vasos de flores nos cemitérios municipais...

Pelo texto das leis, os agentes de combate a dengue vão notificar os proprietários de casas com focos de água parada e cobrarão empenho dos mesmos na eliminação destes focos. Após 60 dias, se os moradores continuarem relapsos ao problema, eles será multados por foco de infestação encontrado em sua propriedade. A multa pode chegar a R$ 150.

Segundo a diretora de saúde de Apucarana Cláudia Romanholi, o objetivo das leis não é punir os proprietários, e sim tentar levantar o interesse da população no combate ao mosquito, “Nossa idéia é fazer com que a população se conscientize do risco que o mosquito representa para todos” disse Cláudia.

Ela comentou ainda, que o segundo projeto de lei aprovado pelos vereadores limita o uso de vasos de flores nos cemitérios municipais. Segundo Romanholi, os vasos são a principal problemática nos cemitérios, e só serão permitidos em épocas como o dia de finados, devido a cultura já existente.

Com as leis em vigor, a Autarquia espera conseguir reduzir ainda mais o índice de infestação do mosquito da dengue que chegou a 7,9% no último levantamento realizado no município, e colocou a cidade em risco de epidemia da doença.


Fonte: www.apukaonline.com.br