Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara aprova Moção de Aplausos para o SAMU Apucarana

Câmara aprova Moção de Aplausos para o SAMU Apucarana

por Departamento de Imprensa publicado 28/09/2021 11h42, última modificação 28/09/2021 11h42
O projeto é autoria do vereador Luciano Facchiano
Câmara aprova Moção de Aplausos para o SAMU Apucarana

Sessão Ordinária de 27 de setembro

Na última sessão ordinária do mês de setembro, a Câmara Municipal de Apucarana aprovou, na tarde deste segunda-feira (27/09), por unanimidade dos vereadores e vereadora, a Moção de Aplausos, de autoria do vereador Luciano Facchiano, a equipe do SAMU de Apucarana, pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense, em especial pelos salvamentos de vidas e no combate direto da covid-19 através dos transportes dos infectados e também no atendimento aos acidentes no Município de Apucarana e em toda região.

O autor da proposição agradeceu aos demais parlamentares pelo apoio e voto e destacou o trabalho que os profissionais vem prestando desde o início da pandemia no atendimento e transporte de pacientes às unidades hospitalares, mas também sem deixar de lado aos outros socorros de urgência e emergência que ocorrem no dia a dia.

“É uma Moção de minha autoria, mas não sou eu quem está oferecendo essa honraria, é toda a Câmara de Vereadores, é toda população de Apucarana em reconhecimento ao empenho desses profissionais em salvar vidas. Profissionais que não medem esforços, que não pararam seu trabalho”, justificou Facchiano.

Acompanharam a votação a coordenadora geral e médica do SAMU, Dra.  Vera Lúcia Lorenzon e o coordenador de Enfermagem, Miquéias Romagnolo. Na oportunidade, Facchiano fez o convite para que os profissionais falassem sobre a estrutura da instituição na cidade.

Segundo Vera Lúcia, o SAMU tem tido altos e baixos no seu trabalho no dia a dia, ao longo desses quase dois anos de pandemia, porém sem deixar de cumprir a sua função de salvar vidas. “Tivemos muito medo de levar essa dor da pandemia para dentro de casa, mas graças a Deus não tivemos nenhuma baixa”, disse.

A médica manifestou preocupação com os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, período em que as famílias viajam em férias e se confraternizam. “As pessoas vão estar em férias, mas o vírus não, o vírus ainda vai estar por aí”, afirmou, pedindo que as pessoas continuem tomando todos os cuidados necessários de prevenção e combate ao coronavírus.

Dra. Vera Lúcia agradeceu a merecida homenagem feita pelos vereadores e vereadora. “Ficamos emocionados com a homenagem. Essa é a primeira visita a Casa de Leis e agradecemos a honraria que foi votada e a oportunidade de falar a respeito do nosso trabalho”.

Miquéias também falou sobre os trabalhos do SAMU e agradeceu em nome dos servidores e da instituição. “Viemos falar do nosso trabalho e ao mesmo tempo agradecer essa honraria que estamos recebendo da Câmara de Apucarana. É gratificante poder receber uma homenagem em tempos tão difíceis como estes que enfrentamos. Agradecemos todos os vereadores e vereadora e afirmamos que, em nome de todos os servidores, os apucaranenses podem continuar contando com o nosso melhor”, completou.

Miquéias lembrou que o SAMU presta, em Apucarana, cerca de 930 atendimentos/mês. “São cerca de 52 servidores atuando em diversas categorias. O SAMU de Apucarana é responsável pelo atendimento de 17 municípios com bases descentralizadas. Em Apucarana são 4 ambulâncias, Arapongas mais quatro e Jandaia do Sul e Faxinal com uma ambulância cada. Todas interligadas na Central de Regulação de Apucarana”, explicou.

O presidente da Câmara, Franciley Preto Godoi, Poim, que conduziu a sessão ordinária, parabenizou o vereador Facchiano pela Moção e também os servidores do SAMU pelo serviço prestado a todos os apucaranenses. “Agradeço ao Facchiano a oportunidade de homenagear os profissionais do SAMU. Minha gratidão a todos pelo atendimento que estão prestando não só na pandemia, mas no nosso dia a dia. Essa Moção é um reconhecimento ao trabalho, aos atendimentos, aos serviços prestados com responsabilidade, com amor, com comprometimento. São muitas vidas salvas por esses profissionais do SAMU que marcam a história de vida de muitas pessoas. Aqui também deixo minha homenagem aos demais profissionais de saúde que trabalham incansavelmente na nossa cidade”, disse o presidente.