Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara assina Termo de Adesão ao Projeto Parlamento Jovem 2019

Câmara assina Termo de Adesão ao Projeto Parlamento Jovem 2019

por imprensa — publicado 28/02/2019 17h52, última modificação 28/02/2019 17h52
Durante o processo 11 vereadores mirins serão eleitos
Câmara assina Termo de Adesão ao Projeto Parlamento Jovem 2019

Presidente do Legislativo assina o Termo de Adesão ao Parlamento Jovem

Em solenidade realizada na tarde desta quinta-feira (28/02), o presidente do legislativo, Luciano Augusto Molina Ferreira, em nome da Câmara Municipal de Apucarana, assinou o Termo de Adesão ao Projeto Parlamento Jovem, edição 2019. O termo também foi assinado pela Dra. Ornela Castanho, juíza da 28ª Zona Eleitoral de Apucarana.

Participaram da solenidade o vereador Rodolfo Mota, a vereadora Márcia Sousa, autora da Resolução nº 01/2017 que dispõe sobre a criação do Parlamento Municipal Jovem, o coordenador do Parlamento Jovem na Câmara Municipal de Apucarana, Dr. Wilson Penharbel e diretores das instituições que irão participar desta edição: professora Iolanda Cirino de Jesus Sanchez, diretora do Colégio Estadual Alberto Santos Dumont e Odair Pereira dos Santos diretor do Colégio Estadual Antônio dos Três Reis de Oliveira. Também participa desta edição o Colégio Estadual Izidoro Luiz Cerávolo. Do Núcleo Regional de Educação, acompanharam a solenidade a pedagoga, Maria dos Anjos Grangeiro da Silva, Juliana Dela Torres, Técnico Pedagógica e Vladimir, Assistente Técnico, representando a Chefe do NRE, professora Cristiane Pablos Rosseti.

O Parlamento Jovem tem como objetivo apresentar aos futuros vereadores a atividade parlamentar e o processo democrático mediante participação em uma jornada parlamentar na Câmara de Vereadores, com diplomação e exercício de mandato.

Como na 1ª edição, o Parlamento Jovem será composto por um Parlamento Juvenil, constituído pelos 5º anos do ensino fundamental aos 2º anos do ensino médio, todos do Município de Apucarana. No Termo de Adesão, o Legislativo Apucaranense compromete-se a assumir as competências e atribuições previstas no projeto.

“Parabenizo a vereadora Márcia por este projeto, que está na segunda edição em nossa cidade. Mais uma vez estamos reafirmando o compromisso com o Parlamento Jovem. É uma forma que temos para oferecer mais representatividade política aos jovens apucaranenses. Vamos mostrar o papel do Poder Legislativo em Apucarana, suas responsabilidades, motivar a participação na vida pública. Nosso objetivo é tornar os nossos estudantes transformadores da realidade que vivem. Queremos a participação de todos conosco na Câmara Municipal”, disse o presidente Luciano Molina. Ele agradeceu ainda a direção dos Colégios que estão participando desta edição e também ao Núcleo Regional de Educação pela parceria.

A vereadora Márcia Sousa reafirmou que este é um projeto de cidadania, de garantia dos direitos. “Temos uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral, que nos auxilia, bem como as Escolas e o Núcleo Regional de Educação. Temos os estudantes entusiasmados e confiantes no projeto que acima de tudo valoriza os alunos. Todos eles passam por um processo político onde se filiam a partidos políticos, criados exclusivamente para o Parlamento Jovem, fazem campanha, são eleitos, empossados, elegem a mesa diretora, vem para a sessão, elaboram projetos, requerimentos e indicações”, enumera a vereadora.

Ela lembra que o projeto foi elaborado com base em uma deliberação do Conselho Municipal de Juventude. “Foi uma iniciativa deles como medida preventiva. O projeto veio para criar uma motivação diferente. É um projeto desta Casa de Leis que garante a validação do que fazemos”, afirmou.

Rodolfo Mota destacou que “quando trazemos os estudantes para a nossa Casa de Leis, oxigenamos o Poder Legislativo, mudamos a política com um comportamento diferente”.

Segundo ele, o projeto irá ajudar, a longo prazo. “Eu fiz parte de um projeto parecido, aqui mesmo na Câmara, com uma dinâmica um pouco diferente, mas que me ajudou, me despertou há 16 anos atrás e isso pode acontecer com esses estudantes e vai marcar a vida de cada um”, completou.

A CÂMARA DE APUCARANA NO PARLAMENTO JOVEM

O projeto Parlamento Jovem segue um cronograma do TRE, que teve início na última semana com uma reunião entre o Cartório Eleitoral e a Câmara Municipal para apresentação do projeto e do Termo de Adesão.

Além de organizar a solenidade para assinatura do Termo, a Câmara Municipal de Apucarana desempenhará uma série de tarefas durante o Parlamento Jovem 2019, como agendar e recepcionar a visita das escolas participantes; diplomação, posse dos vereadores eleitos, coordenar a participação dos vereadores em pelo menos duas sessões plenárias, a fim de conhecerem o funcionamento e dinâmica do plenário; e executar os trabalhos. Todo o trabalho terá o acompanhamento do coordenador do Parlamento, Dr. Wilson Penharbel. “Agradeço por mais um ano participar desta atividade, indicado pelo presidente da Câmara, Luciano Molina e pela autora do projeto, Márcia Sousa. Vamos poder auxiliar nossos vereadores mirins levando um pouco da nossa vivência na Casa de Leis e da área jurídica dentro do Legislativo apucaranense”, disse o coordenador.

Os vereadores mirins devem atuar por um ano, acompanhando a rotina da Câmara. A eleição está programada para o dia 13 de junho. Serão eleitos 11 vereadores mirins. A posse será no dia 09 de julho; 1ª sessão no dia 16 de julho e o encerramento das atividades no dia 29 de novembro.