Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Apucarana aprova Moção de Aplausos a servidores da Aserfa e Grupamento de Bombeiros

por Departamento de Imprensa publicado 22/06/2021 09h00, última modificação 22/06/2021 09h00
As Moções foram aprovadas na Sessão Ordinária de segunda-feira

Sessão Ordinária

De autoria do vereador Marcos da Vila Reis, foi aprovada por unanimidade, a Moção de Aplausos aos servidores da ASERFA – Autarquia dos Serviços Funerários de Apucarana, pelos relevantes serviços que têm prestado à comunidade apucaranense. O vereador lembrou, ao destacar a honraria, que é uma das classes que vem trabalhando na linha de frente do Coronavírus (Covid-19).

“Ao oferecer a Moção a Aserfa, oferecemos a todos os servidores – desde a chefia ao mais simples trabalhador. Estamos passando por um momento difícil, a pandemia não acabou e tem momentos em que se agrava e queremos homenagear aqueles servidores que, diante do coronavírus, quando a Covid-19 está levando muita gente a óbito, têm atuado como verdadeiros amigos dos familiares que ficam numa situação de tristeza e de desespero quando acontece uma situação de morte”, disse o vereador.

Marcos da Vila Reis lembrou ainda, que de todas as vítimas de qualquer tipo de doença que passam pela Aserfa, os familiares são recebidos com todo carinho e respeito por parte dos servidores, incluindo aqueles que trabalham nas capelas mortuárias e nos cemitérios. “E esse tratamento que os apucaranenses estão recebendo não é só na Aserfa. Eles também encontram carinho, conforto e um bom atendimento no hospital, nas Unidades Básicas de Saúde, na vacinação, na UPA. Temos na nossa cidade, profissionais competentes e preparados”, pontuou.

O vereador destacou que os servidores vêm desenvolvendo um grande trabalho na linha de frente da Covid-19, na condição de preparo dos corpos que foram vítimas desta doença e no consolo às pessoas que chegam desesperadas à Aserfa para providenciar o sepultamento e, na maioria das vezes, não sabem o que fazer e como isso funciona. “Em muitos casos, a maior companhia para aquele irmão que está sendo sepultado são os funcionários da autarquia de serviços funerários”, disse o vereador. “Quando o óbito é por Covid as famílias nem sequer conseguem chegar perto do ente querido que está sendo sepultado. Na próxima sessão vou apresentar a todos o nome dos servidores que estão recebendo essa Moção pelo excelente trabalho que estão fazendo em nossa cidade”.

O vereador Luciano Molina lembrou que a Aserfa foi uma grande coisa feita há 30 anos pelo ex-prefeito José Domingos Scarpelini e que teve continuidade pelos demais gestores municipais que o sucederam. O vereador Mauro Bertoli também destacou o trabalho dos servidores da Aserfa, um órgão que que, conforme assinala, teve uma virada de 90 graus a partir da gestão do ex-prefeito Beto Preto, em 2013.

Já o presidente da Câmara, vereador Franciley Preto Godoi, Poim, que presidiu a Aserfa no mandato de Beto Preto, relatou os momentos tristes que passou quando as pessoas chegavam na autarquia para encaminhar o sepultamento de seus entes queridos.

MOÇÃO PARA O 11º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS

Ainda na Sessão de segunda-feira foi aprovada a Moção de Aplausos, de autoria do vereador Lucas Leugi, ao 11º. Grupamento de Bombeiros de Apucarana, através da equipe composta pelo 3º. Sargento Luciano Tarcísio Romão, Cabo Lucas Augusto Vieira, ADC Thiago Pereira Forte, Soldado Allan Cristhian Pereira Degan e Soldado Reginaldo Nazarko, pelos relevantes serviços prestados a comunidade apucaranense na área da segurança pública. A Moção, além dos demais serviços prestados a comunidade apucaranense tem como destaque especial o salvamento do cidadão que recentemente tentou cometer o ato extremo e graças ao trabalho desempenhado pela equipe teve a vida salva.