Câmara de Apucarana aprova projeto que cria programa de valorização da vida e capacitação de servidores
A Câmara Municipal de Apucarana aprovou, na sessão ordinária desta segunda-feira (17), o Projeto de Lei nº 126/2025, de autoria do vereador Dr. Odarlone Orente (PT), que institui o Programa Municipal de Valorização da Vida e Capacitação de Servidores Públicos. A proposta segue agora para sanção do Executivo.
O objetivo do programa é fortalecer as ações de promoção da saúde mental, prevenção ao suicídio e apoio psicossocial no serviço público municipal.
Os principais pontos do projeto são:
- Capacitar servidores para identificar sinais de sofrimento emocional e encaminhar a pessoa para o atendimento adequado.
- Apoiar ações nas escolas que promovam acolhimento, escuta e valorização da vida.
- Divulgar informações sobre saúde mental e canais de ajuda, como o 188 (CVV), além dos serviços oferecidos pelo município.
Durante a discussão do projeto, o vereador Dr. Odarlone ressaltou a importância da iniciativa. “Trouxemos este projeto para que nossos servidores sejam capacitados a perceber sinais de que uma pessoa está em sofrimento mental, evitando que ela chegue a um ato extremo. Um olhar mais apurado dos profissionais da saúde, da educação e da assistência pode salvar vidas.”