Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Apucarana aprova projetos em primeiro e segundo turno de votação

Câmara de Apucarana aprova projetos em primeiro e segundo turno de votação

por Assessoria de Imprensa publicado 28/08/2023 18h05, última modificação 29/08/2023 13h26
População também pode assistir a sessão pelas redes sociais da Câmara
Câmara de Apucarana aprova projetos em primeiro e segundo turno de votação

Sessão ordinária desta segunda aprova projetos em primeiro e segundo turno

Câmara Municipal de Apucarana aprovou, por unanimidade, durante a sessão ordinária realizada na tarde desta segunda-feira (28/08), o Projeto de Lei nº 61 de 2023, de autoria de Moisés Tavares (Cidadania), que dispõe sobre a distribuição de protetor solar às pessoas vítimas de queimaduras, pessoas com lúpus eritematoso, câncer de pele, vitiligo e albinismo, como especifica. O projeto foi aprovado em segundo turno de votação.

 Em primeiro turno de votação, foi aprovado, também por unanimidade, o Projeto de Lei nº 79 de 2023, de autoria de Lucas Leugi (PP), que trata-se da autorização do  Executivo Municipal a adotar o método ABA, dentre outros, para o tratamento de pacientes com transtorno do espectro autista (TEA) na rede municipal de saúde do Município de Apucarana, como especifica.   

Também em primeiro turno de votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 82 de 2023, de autoria de Moisés Tavares (Cidadania). O projeto concede o Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias de Apucarana ao Canil da Polícia Militar (PM) de Apucarana, pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense, conforme especifica. 

Já o Projeto de Lei nº 76 de 2023, de autoria do presidente da Câmara Municipal, Luciano Molina (PL), e do vereador Tiago Cordeiro (MDB), que autoriza e estabelece a prática da telemedicina em todo o município de Apucarana, sofreu pedido de vistas pelo vereador Luciano Facchiano (PSB).   

Em votação (discussão única)

Requerimento nº 96 de 2023, de autoria de Marcos da Vila Reis (PSD), foi aprovado durante a sessão e traz o pedido de informações ao Executivo Municipal, sobre a viabilidade do fornecimento de um Laudo Geológico do terreno onde será edificado o novo Colégio Estadual Professora Godomá Bevilacqua de Oliveira, no Distrito de Vila Reis. 

Denúncia acatada

Durante a sessão desta segunda (28), foi acatada denúncia contra o vereador Franciley Preto Godoi Poim (PSD), com autoria do advogado Douglas Luís dos Santos, sócio do escritório de advocacia Ferreira Santos e Associados.  

A denúncia traz infrações políticas administrativas, quebra de decoro parlamentar com bases nos seguintes fatos: assédio moral a servidores, suposta homofobia, calúnia e difamação contra outros vereadores, advocacia administrativa, lesão ao erário público (improbidade administrativa), desrespeito e ingerência sobre órgão de controle e etarismo – preconceito contra idosos. 

No entanto, o afastamento do parlamentar foi rejeitado. Uma comissão processante foi formada após sorteio realizado para analisar todas as denúncias e dar sequência ao processo. Os nomes para compor a CP são: Rodrigo Lievore (União), Moisés Tavares (Cidadania) e Tiago Cordeiro de Lima (MDB).