Câmara de Apucarana entrega Título de Cidadão Honorário ao Coronel Figueiredo

por Assessoria de Imprensa publicado 11/07/2025 12h40, última modificação 11/07/2025 13h25
Honraria foi entregue durante sessão solene realizada na noite desta quinta-feira (10)
Câmara de Apucarana entrega Título de Cidadão Honorário ao Coronel Figueiredo

Coronel Figueiredo durante a entrega da placa símbolo do Título de Cidadão Honorário (Thiago Carneiro)

Em uma noite marcada por emoção, a Câmara Municipal de Apucarana realizou nesta quinta-feira (10) sessão solene para a entrega do Título de Cidadão Honorário ao coronel Alexandre Pereira Figueiredo, ex-comandante do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMec). A honraria é de autoria do então vereador e atual secretário municipal de Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), Rodrigo Lauer Lievore, o Recife.

A cerimônia, conduzida pelo presidente do Legislativo, vereador Danylo Acioli (MDB), contou com a presença de autoridades civis e militares, familiares, amigos e membros da comunidade. Também estiveram presentes os vereadores Moisés Tavares (PP), Wellington Gentil (Agir), Guilherme Livoti (União Brasil) e Eliana Rocha (Solidariedade), além do prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota (União Brasil), e do vereador licenciado e diretor da Aserfa, José Airton Deco de Araújo (Agir). 

A homenagem foi concedida em reconhecimento ao trabalho exemplar desempenhado pelo coronel Figueiredo no município. Em seu discurso, o homenageado agradeceu, visivelmente emocionado. “A partir de agora, não sou apenas um manauara de natureza. Sou um apucaranense de coração e de direito”, declarou, ao destacar a ligação afetiva construída com Apucarana durante sua permanência na cidade. 

O autor da proposição, Rodrigo Recife, enalteceu o legado deixado pelo militar. “O comandante fez um belíssimo trabalho, sobretudo no combate à dengue. Além disso, é um homem íntegro, comprometido com o bem comum. Seu trabalho em Apucarana merece esse reconhecimento por tudo que ele representou para a nossa população”, ressaltou. 

O presidente Danylo Acioli também destacou a atuação do coronel em um dos momentos mais desafiadores da cidade.
“Durante a guerra contra a dengue, o coronel Figueiredo trouxe o Exército para as ruas, no bom sentido, demonstrando o verdadeiro espírito do ‘braço forte, mão amiga’. Ele se tornou parte da nossa história”, afirmou. 

Sobre o homenageado

Natural de Manaus (AM), o coronel Alexandre Pereira Figueiredo, de 46 anos, assumiu o comando do 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado em dezembro de 2022, cargo que exerceu até 2024. É casado com Juliana Sabino Neves Figueiredo e pai de três filhos: Mariana, Felipe e Izabela.

É formado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ), e pós-graduado pela Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, no Rio de Janeiro (RJ). Iniciou sua carreira como oficial em 2000, servindo no Comando de Fronteira Acre/4º Batalhão de Infantaria de Selva.

Ao longo de sua trajetória, atuou em diversas regiões do país e representou o Brasil em missões internacionais. No território nacional, foi instrutor da AMAN (2004–2007), comandou a Companhia de Comando da 18ª Brigada de Infantaria do Pantanal, em Corumbá (MS), entre 2014 e 2015, e liderou o 30º BIMec em Apucarana no biênio 2023–2024.

No exterior, foi instrutor da Jungle and Amphibious Training School, na Guiana (2011), integrou o Estado-Maior da Brigada Paraquedista da Espanha e comandou o 12º contingente brasileiro na Força Interina das Nações Unidas no Líbano, em 2020.

Atualmente, coronel Figueiredo atua no Centro de Comunicação Social do Exército, em Brasília (DF), e está designado para assumir, a partir de julho de 2026, a função de Delegado Alterno da Missão Permanente do Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington, Estados Unidos.