Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Apucarana lamenta morte do médico Fahed Daher

Câmara de Apucarana lamenta morte do médico Fahed Daher

por Assessoria de Imprensa publicado 17/11/2023 17h30, última modificação 23/01/2024 13h08
Aos 96 anos, Fahed morreu na manhã desta sexta-feira (17/11) vítima de uma pneumonia
Câmara de Apucarana lamenta morte do médico Fahed Daher

O médico Fahed Daher morreu aos 96 anos

Nesta sexta-feira (17/11), a Câmara Municipal de Apucarana, através do presidente Luciano Molina (PL) e demais vereadores, emite nota de pesar pela morte do médico e Cidadão Honorário de Apucarana, Fahed Daher, aos 96 anos. O pioneiro estava internado no Hospital da Providência e tratava uma pneumonia. No entanto, ele não resistiu às complicações da doença. 

O velório ocorre na Capela Central e o sepultamento está marcado para às 18 horas, desta sexta, no Cemitério da Saudade. “É com profundo pesar que eu e os demais vereadores recebemos a notícia do falecimento do médico pioneiro de Apucarana, o doutor Fahed. Enviamos nossas condolências aos familiares e amigos", lamenta Molina. Fahed deixa a esposa Bárbara, e os filhos Denise, Simone e Luciano (in memoriam). 

Trajetória 

Natural de Curitiba, o médico era o décimo filho de casal de libaneses, que veio para o Brasil em busca de trabalho e oportunidades. Ele se mudou para a Cidade Alta, em 1962, 11 anos depois do irmão, o também médico Nagib Daher, que leva o nome de uma das ruas principais do município. Antes de vir para Apucarana, Fahed chegou a fundar o Lions Club e iniciou a Associação Médica da cidade. Na cidade vizinha de Apucarana, o médico também atuou como professor de biologia e patrono da turma de Escola Normal, em 1959. 

Já na Cidade Alta, Fahed foi secretário e presidente da Associação Médica de Apucarana, liderou sete congressos estaduais e outros regionais de estudos médicos. Além disso, ele também foi admitido ao Centro de Letras do Paraná, em Curitiba, em 1954. Em 1970, foi patrono da turma do Colégio Agrícola de Apucarana. Em 1998, Fahed foi titular da cadeira 15, da Academia de Letras, de Londrina, e membro titular da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. 

O médico também publicou nove livros ao longo dos anos. São eles: Pureza Pecado Poesia I, Pureza Pecado Poesia II, Idílios Ideias Ideais, Amor Ideal Rebeldia, Discurso de formatura, Poemetos para adolescentes, História do Brasil: De Getúlio Vargas a Juscelino Kubitschek, Crônicas, No prelo:- Antropologia do amor e Contos-poesias-crônicas. 

(Fonte: TNOnline)