Câmara de Apucarana realiza posse do Parlamento Jovem

por Assessoria de Imprensa publicado 24/09/2025 17h10, última modificação 25/09/2025 12h14
Solenidade de posse dos 11 vereadores que integram o Parlamento Jovem aconteceu nesta quarta-feira (24)
Câmara de Apucarana realiza posse do Parlamento Jovem

Posse do Parlamento Jovem aconteceu na manhã desta quarta-feira (24)

A Câmara Municipal de Apucarana realizou, nesta quarta-feira (24), a solenidade de posse dos 11 vereadores mirins que integram o novo Parlamento Jovem. A cerimônia ocorreu no plenário da Casa de Leis e contou com a presença de autoridades, familiares, educadores e representantes da comunidade.

Estiveram presentes os vereadores Danylo Acioli (MDB), Moisés Tavares (PP), Guilherme Livoti (União) e a vereadora Eliana Rocha (Solidariedade). Também prestigiaram o evento o coordenador do Parlamento Jovem, Dr. Wilson Penhabrel; o juiz da 28ª Zona Eleitoral, Dr. Laercio Franco Junior; o chefe do Núcleo Regional de Educação, Vladimir Barbosa da Silva; a secretária municipal de Educação, Ana Paula do Carmo; e o vice-prefeito de Apucarana, Marcos da Vila Reis (PP).

O Parlamento Jovem é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), à qual o município de Apucarana aderiu em 2017. O objetivo do programa é aproximar os jovens do universo político e incentivar o exercício da cidadania desde cedo. Todos os alunos empossados são oriundos do Colégio Cívico-Militar Tadashi Enomoto, e foram diplomados oficialmente pelo TRE, após processo seletivo interno na unidade de ensino. Eles estavam acompanhados do diretor militar Sargento João Batista de Camargo, e dos professores Cleison Vicentin e Vinícius. 

Durante a solenidade, o presidente da Câmara Municipal, vereador Danylo Acioli (MDB), destacou a relevância do programa para o fortalecimento da democracia local. “Eles têm agora a função de ouvir a comunidade jovem, a título de exemplo. Só nas escolas estaduais, nós temos 27 mil alunos. Isso mostra a grandeza da nossa cidade e da nossa Câmara ao abrir espaço para 11 representantes mirins, que agora poderão, dentro das suas competências, falar um pouco de política para a juventude de Apucarana”, afirmou o presidente.

A vereadora Eliana Rocha (Solidariedade) também falou sobre a importância da participação feminina na política e se comprometeu a acompanhar de perto o trabalho das jovens vereadoras. “Quero que elas venham passar um dia comigo aqui no gabinete, na Procuradoria da Mulher, para que entendam a importância de termos mais mulheres representando nossa população”, destacou.

Voz ativa e representatividade

O presidente eleito do Parlamento Jovem, Eduardo Henrique de Oliveira Albuquerque, compartilhou sua motivação para concorrer ao cargo e representar os colegas. “Muitas coisas são necessárias, e os alunos sempre me perguntam o que pode ser melhorado. Mesmo sem ser de falar muito, fui incentivado a me candidatar, e hoje estou muito feliz por representar aqueles que acreditam em mim e no meu potencial”, declarou.

Próximos passos

A jornada legislativa dos vereadores mirins está apenas começando. Eles terão agora a missão de elaborar e apresentar um projeto de lei, que será debatido em uma sessão especial da Câmara Municipal, marcada para o dia 22 de outubro. A atividade faz parte da formação cidadã dos participantes e proporciona uma vivência prática do processo legislativo.

Confira os nomes dos jovens empossados:

Ana Carolina de Lima

Ana Caroline de Sousa Paulino

Carlos Eduardo de Souza de Oliveira

Eduardo Henrique de Oliveira Albuquerque

Gabriel da Hora Matheus

Gabriel Oliveira Soares Lima

Pedro Henrique Telles

Sabrina Rodrigues Matias

Samuel Fernando Paulino Teixeira

Sara Alves dos Santos

Vítor Hugo Marques de Oliveira

 

registrado em: