Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Apucarana terá sistema de energia fotovoltaica

Câmara de Apucarana terá sistema de energia fotovoltaica

por imprensa — publicado 03/10/2019 18h05, última modificação 04/10/2019 08h16
Presidente Molina anunciou que até o dia 20 o edital para compra dos painéis será lançado. A Central Geradora Fotovoltaica é uma iniciativa de sustentabilidade e um exemplo de inovação e cuidado com o meio ambiente além de gerar economia aos cofres públicos
Câmara de Apucarana terá sistema de energia fotovoltaica

Molina anuncia que Câmara de Apucarana terá Energia Solar

Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (03/10), o presidente do legislativo, professor Luciano Molina, acompanhado dos vereadores Poim do Pirapó, Gentil Pereira, Marcos da Vila Reis, Rodolfo Mota, Lucas Leugi e professor Edson da Costa Freitas, anunciou que a Câmara Municipal de Apucarana deverá implantar, nos próximos meses, o sistema de energia solar fotovoltaica (produzida a partir da luz solar). A iniciativa, segundo o presidente, tem como objetivo principal, contribuir para a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente, além de gerar economia aos cofres públicos.

“A energia solar é uma fonte inesgotável de energia renovável. A Câmara de Apucarana será uma das pioneiras no Brasil na instalação de sistema de energia solar. Seremos a 2ª Câmara no Estado do Paraná a implantar a energia fotovoltaica, uma vez que Cascavel já tem o sistema implantado. Vamos ter, com a instalação de aproximadamente 100 placas, energia 100% limpa, sustentável e com 100% de eficiência, além da redução na conta de energia e possibilidade de créditos na conta de luz da Câmara”, anunciou o presidente.

Atualmente, o legislativo tem um gasto médio de R$ 3 mil/mês com contas de luz. “Com a instalação das placas e a geração da energia, esse gasto seria de R$ 500 reais/mês, ou seja, estaríamos gerando uma economia de 75% a 80%/mês”, detalhou.

Para a implantação da energia fotovoltaica o investimento seria em torno de R$ 100 a 120 mil. “O retorno do investimento será de quatro anos. Após esse prazo a economia seria de aproximadamente R$ 30 mil/ano. Além dos benefícios que teríamos a partir do primeiro dia de instalação que seria a proteção contra os aumentos nas tarifas, valorização imobiliária, baixa necessidade de manutenção, sistemas com garantia de 25 a 40 anos, garantia de 10 anos e o principal: fonte limpa, renovável e inesgotável, além da redução de emissão de gases e dos impactos causados por reservatórios e linhas de transmissão”, enumerou o presidente. A energia captada abastecerá toda a Câmara. “A energia excedente será creditada na rede”, disse Molina que, mais uma vez, agradeceu a todos os vereadores que apoiaram a implantação do processo no legislativo. “Sem o apoio dos vereadores não estaríamos realizando todo esse processo que trará muitos benefícios no legislativo”, completou.

Molina reforçou que até o dia 20 de outubro o edital deverá estar publicado e que será aberto a empresas de todo o Brasil. “O servidor Ivan Lúcio Garcia, que coordena o departamento de licitações, já está preparando o edital e irá soltar até o dia 20. Também iremos votar um Projeto de Lei para remanejamento de recursos para que o processo seja concluído. Reforçando mais uma vez que essa legislatura terá ônus, mas que a médio e longo prazo os benefícios virão e serão muitos. A energia, para quem não sabe é gerada pela luminosidade”, explicou.

SUSTENTABILIDADE

O uso de fontes renováveis é essencial para a sustentabilidade do planeta. Na Câmara de Apucarana, o meio ambiente é prioridade na gestão do presidente Molina. No primeiro semestre um projeto de sua autoria e do vereador Edson da Costa Freitas foi aprovado proibindo a distribuição e utilização de canudos plásticos no município. E, nas dependências legislativo os servidores, vereadores e convidados não utilizam mais copos plásticos descartáveis para servir água e café e também galões de água, confeccionados à base de plástico.

BENEFÍCIOS DA ENERGIA FOTOVOLTAICA

A energia fotovoltaica é renovável e sustentável, pois a radiação solar é um fenômeno natural não poluente e tem a grande vantagem de ser inesgotável. A fabricação dos equipamentos e materiais necessários para a montagem do sistema, incluindo os painéis solares, é feita por processos industriais controlados, que não poluem o meio ambiente. Por não existirem motores ou partes em movimento mecânico no sistema, também não há poluição sonora. É, portanto, um processo de geração de eletricidade enquadrado como sustentável.

O sistema fotovoltaico permite adição de mais painéis solares quando for necessária a ampliação da geração elétrica e requer baixa manutenção. Os equipamentos e componentes do sistema são de tecnologia simples, por isso a necessidade de manutenção é mínima. A duração, em termos de vida útil dos componentes, é longa. A fabricação das células fotovoltaicas e dos módulos ou placas é de tecnologia mais sofisticada, principalmente a célula, devido à produção do silício (hoje o mais usado) com as características adequadas. Só os países que detêm a tecnologia de fabricação das células são os fornecedores mundiais.