Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara de Apucarana volta aos trabalhos.

Câmara de Apucarana volta aos trabalhos.

por Administrador publicado 11/02/2010 11h21, última modificação 08/04/2016 17h33
Os vereadores de Apucarana realizaram na noite desta terça-feira (09) a primeira sessão ordinária do novo período legislativo.

A retomada dos trabalhos foi marcada por duros pronunciamentos cobrando da administração uma nova postura quanto aos serviços urbanos, especialmente a conservação da malha viária e a limpeza dos terrenos baldios. “Nós esperamos que neste ano a coisa funcione em outro ritmo. A população já não suporta mais. Em alguns bairros, os ônibus passaram a circular nas ruas secundárias, que também estão se acabando”, afirmou José Airton Araújo, o “Deco”, do PR. Vice-presidente, Deco acabou conduzindo a sessão, já que o presidente Mauro Bertoli (PTB), depois de passar por uma cirurgia para retirada de pedra da vesícula, aguardava alta no Hospital da Providência.

Deco citou o asfalto do Jardim Trabalhista como exemplo de obra urgente no setor. “As pessoas ainda estão pagando e o asfalto já acabou. É um absurdo”, afirmou. Outros vereadores, como Aldivino Marques (PSC) e Carmelo Ribeiro (PR), alertaram para os incômodos que estão sendo causados pelos terrenos baldios. Carmelo chegou a sugerir a convocação do secretário de Serviços Públicos, João Carlos Fernandes, para falar sobre como vai funcionar a iniciativa da Prefeitura, de mandar roçar os terrenos a um custo de R$ 1 o metro.

Até a Sanepar acabou sendo alvo de críticas na volta dos trabalhos legislativos, por iniciativa do vereador Alcides Ramos Júnior (DEM). Ele disse que a falta e água em alguns bairros de Apucarana demonstra que a Sanepar não vem acompanhando o desenvolvimento do município, nem cumprindo o contrato assinado quando da renovação da concessão. “Queremos que a gerência regional venha explicar por que tantos apucaranenses tiveram que ficar três dias sem água, ainda por cima num final de semana. Isso é um desrespeito”, argumentou.

O vereador Deco também criticou a situação em que se encontra o Cemitério. “É sujeira, lixo e entulho. Não dá. Pessoas de fora vêm visitar o túmulo de seus entes queridos e voltam levando uma impressão horrível da cidade”, denunciou. Telma Reis (PMDB), líder do prefeito João Carlos de Oliveira, disse que já estão sendo tomadas providências quanto à limpeza do local.

Falta de segurança também deve mobilizar Legislativo

A exemplo do que aconteceu no ano passado, a falta de segurança em Apucarana deve ser uma das tônicas dos discursos dos vereadores em 2010. Foi o que ficou claro já na primeira sessão do ano. “O município já registrou cinco homicídios, sendo que quatro deles ocorreram, ao que consta, por causa de drogas. É um problema que merece continuar em pauta não só na Câmara, mas também da comunidade como um todo”, advertiu a vereadora Lucimar Scarpelini (PP).

Ela citou o fato de ter sido “estourado” um ponto de drogas na área central da cidade e defendeu apoio ao trabalho da Polícia. “Sabemos da falta de efetivo e da falta de condições. Mesmo assim, a Polícia faz a parte dela, investigando, prendendo, combatendo o crime como pode”, acrescentou Lucimar.