Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara entrega Título de Cidadão Honorário para Wanderlei Faganello

Câmara entrega Título de Cidadão Honorário para Wanderlei Faganello

por Assessoria de Imprensa publicado 16/11/2023 12h55, última modificação 16/11/2023 14h36
Honraria foi entregue nesta terça-feira (14/11) pelo autor, o vereador Rodrigo Lievore Recife
Câmara entrega Título de Cidadão Honorário para Wanderlei Faganello

Faganello recebeu o Título de Cidadão Honorário nesta terça-feira das mãos do autor Rodrigo Lievore Recife (Jair Ferreira)

Em sessão solene realizada nesta terça-feira (14/11), a Câmara Municipal de Apucarana entregou o Título de Cidadão Honorário de Apucarana ao empresário Wanderlei Faganello, presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia) e também do Conecta Apucarana. Na mesma data da homenagem, Faganello comemorou 60 anos de vida. 

A honraria, que tem como autor o vereador Rodrigo Lievore Recife (União Brasil), destaca os relevantes serviços prestados à comunidade de apucaranense como empresário e também como dirigente de entidades que buscam o desenvolvimento da cidade. A cerimônia de entrega contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luciano Molina (PL), de vereadores, da primeira-dama Carmen Lúcia Izquierdo Martins, além de outras autoridades, de familiares e amigos do homenageado. 

“No dia em que comemora 60 anos de vida, Faganello passa a ser oficialmente filho de Apucarana. Esta homenagem é mais do que justa e merecida pela sua trajetória e por todo o seu trabalho realizado junto a sociedade de Apucarana”, ressalta Recife. 

Emocionado, o empresário agradeceu a honraria. “Realmente é uma grande honra receber uma homenagem como essa. Quero agradecer os  vereadores, em especial o vereador Rodrigo Recife. Estou há 44 anos em Apucarana e fui agraciado com este título na noite de hoje. Depois que a gente recebe essa homenagem, fica pensando no que fez para merecer. É muito gratificante. É um presente de aniversário”, comentou Faganello. 

O presidente da Câmara, Luciano Molina, também parabenizou o empresário durante a sessão solene. “O Faganello é uma pessoa apaixonada por Apucarana e sempre acreditou em nossa cidade. Estamos orgulhosos por você ter aceito esse título”, comentou Molina. 

Trajetória

Nascido no dia 14 de novembro de 1963, Wanderlei João Faganello é natural de Marilena, município localizado no extremo Noroeste do Paraná. Filho de Olivia de Picolli e Emilio Biazzio Faganello (in memoriam), se mudou aos 17 anos para Apucarana a convite de seu tio e poucos meses depois, recebeu a primeira proposta de emprego para trabalhar na indústria Caramuru, onde permaneceu por 42 anos e meio.

Na empresa, Faganello cultivou inúmeras amizades, e conheceu várias cidades do Brasil e do mundo através do trabalho. Logo quando começou a trabalhar na Caramuru, seus pais e irmãos vieram de Marilena para morar em Apucarana, e assim, todos juntos começaram uma nova vida aqui. Nesta mesma época, o empresário conheceu e se casou com sua primeira esposa, Marili Cristina Lauer Faganello (in memoriam), com quem teve duas filhas, Paula e Laís. Hoje, Faganello já é avô e acabou se casando novamente com Fabiani Montini Garcia Faganello, desde 2010.

 Em março de 2021, Faganello se tornou presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (Acia). Além disso, em 2016, o empresário também ingressou em um novo empreendimento e fundou uma cervejaria artesanal, a Dalle Bier, em Apucarana.

Veja fotos da sessão solene:

(Fotos: Jair Ferreira)