Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara homenageia professora pioneira em Apucarana

Câmara homenageia professora pioneira em Apucarana

por Administrador publicado 21/05/2012 16h37, última modificação 08/04/2016 17h38
A Câmara de Apucarana realizou sessão solene na noite desta sexta-feira (18) para a entrega do título de cidadania honorária à professora Joanina Yortzchetz.

A proposição é da vereadora Lucimar Scarpelini (PP) e a aprovação ocorreu ainda no ano de 2004. Natural de Teixeira Soares, ela residia em Ivaí quando se mudou, ainda na década de 60, para o município de Apucarana, passando a residir na comunidade rural de Gleba Cambira. Foi contratada pelo então prefeito Marino Soares para ensinar pelo Mobral, chegando a ter turmas de 70 alunos. Professora por mais de 50 anos, ela e o marido João, já falecido, tornaram-se figuras muito conhecidas na cidade e região.

“Dona Joanina sempre trabalhou por amor, por dedicação, por acreditar no ser humano e na comunidade”, afirmou Lucimar. A vereadora lembrou que muitos alunos de Joanina hoje são empresários, comerciantes e profissionais liberais, mas que não se esquecem das lições de vida da professora. “Eu me admiro de tantos papéis que ela desempenhou, como esposa, como mãe, como avó e educadora. Admiro seu idealismo e persistência, pois sei que muitas vezes ela até colocou todo o seu salário para fazer alguma coisa pela sua comunidade”, afirmou Lucimar.

Padre José Rezende afirmou conhecer Joanina há 40 anos, desde os tempos de coroinha. Ele lembrou que muitas escolas rurais foram fechadas e demolidas, mas a escolinha da Gleba Cambira, mesmo desativada, permanece cuidada até hoje. “Vejam como está o jardim, como está o interior da escola, que poderia ser utilizada de novo, a qualquer momento, pela comunidade. Isso é educação, isso é vida, isso é o ser humano”, discursou o padre. Roberto Yortzchetz, filho da homenageada, falou em nome da família. “Por causa dela, o conhecimento, antes tão pequeno, cresceu em meu coração, na minha alma e em minha mente. E é minha vida, meu tudo”, afirmou Roberto, emocionado. Padre José Haddad, da Igreja Ucraniana, o prefeito João Carlos de Oliveira e o presidente da Câmara, Alcides Ramos Júnior, também destacaram a trajetória da professora e a importância de uma vida dedicada à educação e à comunidade. O ex-prefeito Voldimir Maistrovicz também acompanhou a solenidade.

Dona Joanina, que aos 85 anos ainda ajuda a filha na produção de biscoitos e doces, vendidos na feira e nas escolas e cuja propriedade é símbolo na área do turismo rural, fez questão de agradecer o apoio que teve dos administradores públicos de Apucarana. Ela citou Carlos e Lucimar Scarpelini e o atual prefeito, João Carlos, que ajudou na restauração da capelinha de sua comunidade, onde ainda hoje se celebra missa no quarto domingo de cada mês. “Ofereço esta homenagem a cada um dos meus alunos, à minha família e a cada pessoa que me ajudou ao longo da vida. Gostaria de deixar com cada um de vocês um pedacinho da felicidade que estou sentindo agora”, resumiu a professora.

19-05-2012

registrado em: