Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara implanta Painel Eletrônico

Câmara implanta Painel Eletrônico

por imprensa — publicado 01/08/2019 17h41, última modificação 01/08/2019 17h41
O novo sistema tem como objetivo dar mais transparência e agilidade às sessões
Câmara implanta Painel Eletrônico

Vereadores e assessores participam de treinamento para utilização do Painel Eletrônico na Câmara de Apucarana

A Câmara Municipal de Apucarana volta do recesso legislativo com muitas novidades. Além de todos os servidores estarem trabalhando uniformizados, um novo sistema eletrônico de votação e gestão das sessões legislativa será implantado, sem custos financeiros para a Casa de Leis, a partir da 1ª sessão ordinária no dia 05 de agosto.

Os vereadores, vereadora e assessores passaram esta tarde (01/08), por um treinamento realizado pelo Departamento de Tecnologia da Informática (DTI) do legislativo, para utilização do painel.

TRANSPARÊNCIA

O novo sistema, segundo assegurou o presidente, professor Luciano Molina, tem como objetivo dar mais transparência, agilidade às sessões, segurança e integridade às informações produzidas. Inicialmente será um sistema híbrido. Votando no sistema antigo e no novo sistema. Nosso jurídico irá analisar se precisa fazer alguma alteração nos nossos procedimentos, caso contrário, manteremos até o final”, relata.

Molina reforça que além da transparência que o sistema permite, nas sessões os munícipes irão acompanhar em tempo real, através do registro no painel, o posicionamento de cada vereador nos processos de votação. “Também irão acompanhar as matérias em discussão, quem está fazendo uso da palavra, entre outros assuntos”.

SUSTENTABILIDADE

Outro fator que contribuiu na implantação do painel é que a Câmara de Apucarana, seguindo a linha da sustentabilidade, já com o fim do uso de copos descartáveis e galões de água confeccionados à base de plástico sendo substituídos por copos de vidros, xícaras de louça e bebedouros, também economizará em papel. “A presença e ausência dos parlamentares nas sessões será confirmada eletronicamente. Até junho, confirmávamos a presença assinando o registro em livros ou folhas. E agora isso não será mais necessário. Será abolido”, explicou. “Com relação aos projetos, eles já são digitalizados e os vereadores acompanham através dos seus notebooks”, justificou o presidente.

PAINEL ELETRÔNICO

O painel eletrônico, implantado na gestão do presidente Luciano Molina, contém tudo o que o que uma Casa Legislativa necessita. Ele vem para simplificar a atividade do parlamentar e dos servidores, permitindo também que os munícipes conheçam a produção legislativa de cada vereador.

Segundo explica Ivan Lúcio Garcia, diretor do DTI, o painel eletrônico de votação é um dos componentes do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL). “Esse sistema é utilizado na Câmara há mais de 10 anos. E agora implantamos também o módulo de votação eletrônica. Ao final de cada sessão será disponibilizado um resumo do que aconteceu durante a sessão ordinária ou extraordinária, como foram as votações, qual vereador votou contra ou favorável ao projeto, quem usou a palavra, as inscrições nos expedientes, entre outras atividades desenvolvidas”, relatou Ivan.

O resumo ficará disponível para acesso no site https://sapl.apucarana.pr.leg.br/

O treinamento envolveu os vereadores e assessores. “Fizemos um treinamento básico, que será aprimorado ao longo das sessões. No início o Painel Eletrônico será apresentado em data show já existente no plenário e em breve iremos adquirir um painel profissional”, completou Ivan.

SESSÃO ORDINÁRIA

A primeira sessão ordinária após o recesso será no dia 05 de agosto, às 16 horas e está aberta a toda comunidade. Neste dia haverá entrega da Moção de Aplausos à Associação de Capoeira Mestre Nelson Ventania, pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense na área de assistencialismo social, realizando trabalhos voluntários com crianças e adolescentes, proposta pelo vereador Lucas Ortiz Leugi.

Para conhecer mais sobre o trabalho dos vereadores e vereadora basta acessar os nossos canais:

www.apucarana.pr.leg.br

Facebook/@camara.apucarana

Instagram/@cmapucarana

Ou venha até a Câmara Municipal. O horário de atendimento é das 08 às 18 horas.