Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara inicia a semana com 12 projetos na pauta e aprova LDO

Câmara inicia a semana com 12 projetos na pauta e aprova LDO

por Departamento de Imprensa publicado 17/05/2022 08h08, última modificação 17/05/2022 08h08
Enfermeiras do “Providência” falam sobre Banco de Leite Materno
Câmara inicia a semana com 12 projetos na pauta e aprova LDO

Enfermeira Julia do Banco de Leite

A semana começou com muito trabalho na Câmara Municipal de Apucarana. Os vereadores e vereadora se reuniram para a realização da 15ª Sessão Ordinária da Casa de Leis. Na pauta 12 matérias foram discutidas em plenário.

Em segunda votação três projetos, foram aprovados e seguem para sanção do prefeito Junior da Femac. “Agradeço a todos os vereadores e vereadora que atenderam o meu convite e assinaram o Projeto de Lei que concede o Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias de Apucarana ao 30º BIMec. Eles estão sempre ao nosso lado, atendendo a nossa cidade e nos auxiliaram muito na pandemia. Também parabenizamos o Exército Brasileiro pelos 374 anos comemorados em 2.022”, disse Poim, presidente do legislativo.

Outros dois projetos foram aprovados em última votação: da Comissão JUS que cria, no âmbito do município de Apucarana, o cartão da pessoa com tratamento renal e o projeto, de autoria do vereador Lucas Leugi, que reconhece o risco da atividade e a efetiva necessidade do porte de armas de fogo ao atirador desportivo integrante de entidade de desporto legalmente constituída nos termos do inciso IX do Art. 6° da Lei Federal nº 10.826 de 22 de dezembro de 2003.

Em primeira votação, foi aprovado o projeto que que cria, no âmbito do município de Apucarana, o programa "Órfãos do Feminicídio: Atenção e Proteção", de autoria da Comissão de Justiça, Legislação e Redação.

Também foi aprovado o projeto de autoria do vereador Marcos da Vila Reis que altera e acrescenta dispositivos à Lei Municipal nº 107, de 29 de outubro de 2013, que dispõe sobre a obrigatoriedade da realização de cursos de primeiros socorros e prevenção de acidentes a funcionários nas escolas, creches ou centros de educação infantil de Apucarana.

O projeto que dispõe sobre a obrigatoriedade da formação em curso superior de Educação Física para a docência da disciplina Educação Física na cidade de Apucarana, de autoria do vereador Lucas Leugi, teve pedido de vista.

MÉRITO EM TAREFAS COMUNITÁRIAS ÀS MÃES INTERCESSORAS

Também de autoria do vereador Marcos da Vila Reis, foi aprovado por unanimidade o projeto que concede o Diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias de Apucarana às Mães Intercessoras da Diocese de Apucarana, pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense, em especial em comemoração aos 17 anos de atuação em nossa cidade.

Segundo o vereador, o grupo das "Mães lntercessoras" nasceu em 05 de maio de 2005 na Igreja Cristo Profeta. “Tratava-se de um grupo de mães que eram acostumadas a reunir-se para orarem pelos seus filhos. As reuniões são feitas diante do Santíssimo por uma hora nas Igrejas e é aberto a toda a comunidade. Hoje, só em Apucarana são 12 grupos - na diocese são mais 18 grupos, totalizando 30 grupos de mães intercessoras. São mais de 3.000 mães em toda a diocese participando”.

Marcos lembrou que durante a pandemia o grupo continuou suas orações online - o grupo, inclusive cresceu e já engloba grupos fora da Diocese de Apucarana. O grupo "Mães Intercessoras" é ligado à igreja católica e foi criado há 17 anos em Apucarana com o propósito de reavivar a fé e interceder através de orações. D

“Diferentes momentos marcaram nossa trajetória. Porém, algo que não esperávamos, é que o movimento cresceu e se espalhou por toda a região, principalmente durante a pandemia do coronavírus, quando as pessoas se acostumaram a se reunir online. Além disso, muitas mamães jovens nos procuram e isso é muito emocionante", explica Maria Elisa Pacheco Sacchelli, idealizadora do grupo.

MOÇÃO DE APLAUSOS

Os vereadores aprovaram por unanimidade a Moção de Aplausos, de autoria da vereadora Jossuela Pirelli, a equipe responsável pelo setor de captação, pasteurização e distribuição de Leite Materno do Hospital Infantil da Providência de Apucarana, pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense na área da saúde pública. Na Sessão Ordinária, a Coordenadora do Banco de Leite, Julia Inserti Parra e a Gerente de Enfermagem do Hospital da Providência Materno Infantil, Érica Sanchez, fizeram uso da Tribuna e falaram sobre o trabalho realizado no Banco de Leite. Durante seu pronunciamento, a enfermeira Julia relatou que entre janeiro e abril a média de leite pasteurizado foi de 101,250. “Também tivemos 80 doadoras em janeiro, 88 em fevereiro, 87 em março e 92 em abril. Já as receptoras foram 119 em janeiro, 131 em fevereiro, 157 em março e 179 em abril”, completou.

Julia também abordou o Dia Nacional e Mundial de Doação do Leite Humano, comemorado no dia 19 de maio e as atividades realizadas na Semana Nacional de Doação do Leite Humano, em Apucarana.

LEI DAS DIRETRIZES ORÇAMENTÁRIA PARA 2023

E, finalizando foi aprovado por unanimidade, o projeto que dispõe sobre as Diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária para o exercício de 2023. A emenda do vereador Lucas Leugi ao projeto foi rejeitada.

SESSÃO ORDINÁRIA

A próxima sessão será realizada, na segunda-feira, dia 23.05, a partir das 16 horas. Também será transmitida pelo site oficial da Câmara Municipal de Apucarana, www.apucarana.pr.leg.br , pelo Canal oficial do CMA no YouTube https://www.youtu.com/user/cmapucarana e pelo facebook https://www.facebook.com/camara.apucarana