Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara presta homenagem ao Grêmio das Violetas

Câmara presta homenagem ao Grêmio das Violetas

por Administrador publicado 23/03/2011 10h52, última modificação 08/04/2016 17h39
A Câmara Municipal de Apucarana voltou a ser palco, na noite desta segunda-feira (21), de homenagem para as mulheres.

Desta vez, por iniciativa da vereadora Telma Reis (PMDB), foi entregue uma “Moção de Aplausos” às integrantes do Grêmio das Violetas, que existe desde os anos 50 em Apucarana. “Estamos comemorando o Mês da Mulher. São diversas atividades que vão além das homenagens: palestras, campanhas contra a violência, saúde e valorização do papel da mulher”, discursou Telma Reis. “Hoje homenageamos mulheres que fazem parte da história da nossa cidade, mulheres que sempre foram e são suporte de suas famílias e muitas vezes, no silêncio ou anonimato, melhoram a vida de muitos”, acrescentou a vereadora.

Ela salientou que as integrantes do Grêmio das Violetas são esposas de pioneiros que desbravaram, geraram empregos, fizeram e fazem parte do desenvolvimento econômico e social de Apucarana. “São mulheres que há 56 anos se reúnem semanalmente, todas as quintas-feiras, para nos dar exemplo de que a vida é uma missão para levar e fazer o bem”, afirmou Telma Reis. A ata da primeira reunião do Grêmio data de 17 de outubro de 1954. A primeira presidente foi Olga Kuster, a primeira secretária Ivone Martins Silva e a primeira tesoureira Maria Aparecida Caramori. Desde então, elas fazem um trabalho social voluntário e silencioso, como a distribuição de cestas básicas a famílias necessitadas. O Grêmio foi iniciado com 24 mulheres. Hoje são 12. “Elas semearam e adubaram. Hoje colhem. Homenagear essas mulheres é homenagear Apucarana”, salientou Telma Reis. As integrantes do grupo são Maurícia Mendes, Maria Saccheli, Maria Emília Mascaro, Ivani Rosa, Alda Saraiva, Dinaci Sabóia, Alda Pinheiro, Diva Bitencourt, Irma Ricardo, Bárbara Daher, Raquel Swain e Terezinha Said.

Barbara Daher falou em nome do grupo, recordando emocionada de vários momentos do Grêmio das Violetas. O médico Fahed Daher também declamou um poema sobre a eternidade do amor da mulher. “Homenagens como esta, na verdade, engrandecem a própria Câmara”, afirmou o presidente Alcides Ramos Júnior (DEM). No final, os vereadores distribuíram botões de rosas para as homenageadas, em reconhecimento pelo seu trabalho social e pela importância delas e das famílias que elas constituíram na história e no desenvolvimento do município.