Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara propõe Pacto para o Desenvolvimento de Apucarana

Câmara propõe Pacto para o Desenvolvimento de Apucarana

por Administrador publicado 24/11/2009 18h18, última modificação 08/04/2016 17h39
O cálculo apresentado pelo TCE revela que metade das receitas, pouco mais de R$ 1,6 bilhão, deve ficar com esses 20 municípios. Entre eles, as maiores evoluções comparadas ao índice em 2009

foram registradas por Pato Branco (11%), Paranaguá e Castro (6,4%), enquanto Campo Largo (12%) e Telêmaco Borba (12,3%) apresentaram as maiores quedas. Curitiba (R$ 429,7 milhões), Araucária (R$ 239,8 milhões) e São José dos Pinhais (R$ 206,3 milhões) detêm os maiores percentuais de arrecadação para 2010.

“Nós fizemos em Apucarana um pacto pela educação e um pacto pela segurança. Precisamos agora de um pacto pelo desenvolvimento”, afirmou Júnior da Femac. Ele lembra que Apucarana tem uma condição privilegiada como município pólo, além de uma população de mais de 120 mil habitantes e várias faculdades. “Temos empresários arrojados e vocação para crescer. É preciso que haja união e a definição de metas. Uma delas pode ser a de pôr Apucarana nesta lista de 20 municípios com maior participação no ICMS, seja daqui a cinco ou dez anos”, assinalou o vereador.

Aldivino Marques, o”Val”, do PSC, disse que o município está pagando o preço da falta de investimento em infra-estrutura. “Cadê os novos parques industriais? Cadê o Centro de Eventos?”, questionou. Para Júnior da Femac, a Câmara, associada a entidades como a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Apucarana (ACIA), pode ajudar a deflagrar o processo. O presidente Mauro Bertoli (PTB) disse que o Legislativo apóia integralmente a proposta. “A Câmara não só assinará, como dará todo apoio. Realmente é preciso discutir a Apucarana que nós queremos para daqui a 10, 20 ou 50 anos para não ficar só reclamando da dívida de prefeitos anteriores”, destaca Bertoli. Para ele, é preciso também a presença de toda a sociedade organizada para conhecer a realidade do poder público e fazer um pacto de desenvolvimento. “Não podemos ficar na mesmice, só lembrando dos desmandos e da falta de visão dos políticos do passado”, finalizou Bertoli.

A Câmara de Apucarana está propondo um “Pacto pelo Desenvolvimento” do município. Ele foi sugerido na sessão desta segunda-feira (23) pelo vereador Júnior da Femac (PDT), depois de apresentar os números da participação dos municípios no ICMS em 2010, homologados pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE). Aos 399 municípios paranaenses serão destinados, no ano que vem, quase R$ 3,18 bilhões de ICMS (em 2008, o total repassado foi de R$ 2,55 bilhões). A divisão dos recursos leva em conta dados projetados dos anos de 2007 e 2008. O TCE também divulgou a relação dos 20 primeiros municípios nos índices do ICMS. Da região, Londrina, que aparece na quinta posição em 2009, vai para a quarta posição em 2010. Arapongas, que está na 15ª. posição em 2009, vai para a 14ª. posição em 2010. E Cambé, que está na 18a. posição neste ano, vai para a 16ª. posição no ano que vem. Apucarana não figura entre os 20 primeiros municípios paranaenses em participação no ICMS.

registrado em: