Câmara reabre o semestre legislativo com pautas de interesse público
Vereadores e vereadora usaram laços roxos em adesão à campanha Agosto Lilás (Felipe Silva Cruz)
A Câmara Municipal de Apucarana retomou suas atividades legislativas nesta segunda-feira (4), após o recesso parlamentar, com a realização de duas sessões: uma específica, destinada à composição da Mesa Executiva, e, na sequência, uma sessão ordinária com a análise de três projetos de lei. Em adesão à campanha Agosto Lilás, de combate à violência contra a mulher, os vereadores e a vereadora participaram da sessão usando laços roxos, símbolo de apoio à causa, cedidos pela Procuradoria da Mulher.
Na sessão específica, foi eleito o vereador Tiago Cordeiro (PDT) como novo integrante da Mesa Executiva da Casa. Já na sessão ordinária, três projetos de lei estiveram em pauta. O primeiro, PL 010/2025, é de autoria do presidente da Câmara, vereador Danylo Acioli (MDB).
A proposta proíbe a contratação, com recursos públicos, de artistas que promovam apologia ao crime organizado e ao uso de drogas ilícitas em eventos voltados ao público infantojuvenil. O projeto teve pedido de vistas feito pelo vereador Dr. Odardone Orente, que participou de sua primeira sessão ordinária.
Outro projeto, também de autoria do presidente Danylo Acioli, tratava da publicidade em tempo real da fila de atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município. Como o serviço foi viabilizado pela administração municipal no próprio dia da sessão, o autor solicitou a retirada da proposta de pauta.
O terceiro projeto debatido foi de autoria dos vereadores Guilherme Livoti (União Brasil) e Moisés Tavares (PP), e prevê a criação de um Cartão de Material Escolar destinado a estudantes da rede municipal de ensino. A medida busca fomentar o comércio local, permitindo que os materiais escolares sejam adquiridos diretamente no varejo da cidade.
O projeto foi retirado temporariamente da pauta a pedido do vereador Moisés Tavares, que justificou a decisão como uma oportunidade para ampliar o diálogo com o Poder Executivo e com representantes do comércio, com o objetivo de aperfeiçoar o texto final da proposta.
Durante a sessão, o vereador Adan Lenharo (DC) também anunciou a conquista de R$ 1 milhão em recursos para a saúde, viabilizados por meio de emenda parlamentar do deputado federal Filipe Barros (PL).