Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Câmara realiza 1ª Sessão Ordinária de junho

Câmara realiza 1ª Sessão Ordinária de junho

por Departamento de Imprensa publicado 08/06/2021 09h09, última modificação 08/06/2021 09h09
Três projetos entraram na pauta para discussão e votação
Câmara realiza 1ª Sessão Ordinária de junho

Sessão Ordinária

Presidida pelo vereador e presidente da Casa de Leis, Franciley Preto Godoi, Poim, a Câmara Municipal de Apucarana abriu o mês de junho com uma sessão ordinária rápida e apenas três projetos em pauta.

Em plenário, além do presidente, mais seis vereadores e a vereadora. Três vereadores participaram pelo sistema de votação on-line. Dois deles: Mauro Bertoli e Moisés Tavares se recuperam dos sintomas positivos de Covid, e Tiago Cordeiro de Lima, que faz tratamento de gotas (ácido úrico).

Após a abertura da Sessão, os vereadores fizeram um Minuto de Silêncio pelo falecimento do Dr. Massayoshi Tatesuzi, solicitado pelo vereador Lucas Leugi e pelo falecimento da professora Maria Tereza Ruiz, solicitado pela vereadora Professora Jossuela.

O presidente Poim após as homenagens pediu oração ao Bispo Dom Carlos que testou positivo para Covid-19 e por todos apucaranenses que estão com a doença. “Esse é um momento delicado para todos e temos que nos unir em oração. Os cuidados devem continuar, quem está com o vírus tem que se cuidar e a oração vem ajudar e fortalecer não só os pacientes como seus familiares”, disse Poim.

PROJETOS EM PAUTA

Em redação final foi aprovado o projeto de autoria dos vereadores Tiago Cordeiro de Lima e Moisés Tavares que dispõe sobre a proibição de queimadas no Município de Apucarana. Segundo justificativa do projeto, é uma prática comum dos moradores da cidade, atear fogo no lixo, restos de podas de árvores em terrenos e espaços vazios com muito mato, bem como, incinerarem lixo e outros resíduos sólidos em plena via pública, utilizando-se dos canteiros centrais. “Essa prática é contínua e crescente em nosso município, gerando prejuízo ao meio ambiente, à segurança e à saúde. Alguns moradores justificam o uso do fogo, afirmando que é o meio mais prático para limpar terrenos, porém, tais não levam em conta as consequências danosas desta atitude”, disse o vereador Tiago Cordeiro de Lima.

Ele completou agradecendo os vereadores pela aprovação do projeto e destacando que a transformação de detritos sólidos em substâncias gasosas e tóxicas provoca um aumento elevado no atendimento dos postos de saúde e hospitais, onde as principais vítimas são idosas e crianças, que se encontram com problemas respiratórios e irritação nos olhos. “Porém, a fumaça causa diversos problemas de saúde além destes citados. Além do mais, o meio ambiente é negativamente afetado pelas queimadas, onde a flora e a fauna acabam sendo prejudicadas. A fumaça das queimadas é, portanto, uma monstruosidade química que deve banida do nosso convívio. Em nossa cidade, as queimadas representam um papel muito importante na poluição atmosférica e, consequentemente fator de risco para a segurança e saúde da população”, relatou.

Também na mesma sessão foi aprovado em redação final o projeto de decreto legislativo, da Comissão de Justiça, Legislação e Redação, que referenda convênio firmado entre o Município de Apucarana e a Secretaria de Estado da Segurança Pública visando a cessão de servidores para o Instituto de Criminalística da Polícia Científica do Paraná, unidade de Apucarana.

O projeto de resolução de autoria da Mesa Executiva da Câmara, que altera alguns artigos do Regimento Interno, mais uma vez foi retirado de pauta por pedido de vista do vereador Moisés Tavares, que participou da sessão de forma remota.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Ainda na sessão, o vereador Marcos da Vila Reis, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento fez a prestação de contas referente ao mês de Maio/2021: saldo inicial em 30/04/2021: R$ 235.339,21; Duodécimo recebido R$1.044.120,59; Imposto de Renda Retido de servidores e vereadores – repassado a Prefeitura R$ 94.268,61; Rendimentos de aplicação financeira do mês R$ 706,24; Rendimentos de aplicação financeira do mês anterior repassados à Prefeitura  R$ 798,88;  Despesas pagas no mês R$ 812.799,53; Saldo em 31/05/2021 R$ 466.567,63. Índice de comprometimento com a folha de pagamento 57,28%.