Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Com nova disposição em plenário, vereadores e vereadora realizam Sessão na Câmara de Apucarana

por imprensa — publicado 26/05/2020 08h50, última modificação 26/05/2020 09h00
A medida tem como objetivo evitar os riscos de contaminação do coronavírus

Nova disposição dos vereadores em plenário na sessão de segunda-feira

A Câmara Municipal de Apucarana reuniu-se na tarde desta segunda-feira (25/05), em Sessão Ordinária. Os vereadores e vereadora, respeitando as medidas anunciadas para diminuir as chances de transmissão do coronavírus, adotaram uma nova disposição no plenário, ficando com uma distância segura entre eles, durante os trabalhos legislativos.

O presidente do legislativo, professor Molina, destacou que essa nova forma de trabalho em plenário, que envolve ainda os servidores, será adotada enquanto durar o período de pandemia. “Fizemos um acordo entre todos os vereadores e vereadora um pouco antes do início da Sessão e optamos por essa medida: a distância entre os parlamentares e, também entre os assessores, que foram convocados para trabalhar e que estão em plenário . A disposição, que todos acompanharam através das redes sociais, é para adotarmos um distanciamento maior, além de respeitarmos o que determina as autoridades de saúde”, justificou o presidente. Ele lembrou ainda que o acesso ao público continua restrito.

Outras medidas foram tomadas por todos os parlamentares municipais, diminuindo o tempo da sessão. “Reduzimos o pequeno expediente. Cada vereador teria 3 minutos para seu pronunciamento. Não haverá questão de ordem e o segundo expediente será retirado. As medidas tomadas resultaram em uma sessão produtiva, onde todos que se inscreveram tiveram a palavra, foi feita a votação e ao mesmo tempo reduzimos a exposição dos vereadores”, pontuou o presidente.

VOTAÇÃO

Na sessão de ontem, apenas um projeto na pauta. Em terceira e última votação foi aprovado, com um voto contrário, o projeto que declara de Utilidade Pública a ONG Noname, de autoria do vereador Edson da Costa Freitas e Rodolfo Mota.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

O presidente Molina anunciou durante a Sessão que nesta quinta-feira (28/05), às 15 horas, será realizada, via canal oficial do YouTube da Câmara Municipal de Apucarana, a realização de Audiência Pública Eletrônica do Poder Legislativo Municipal para avaliação do cumprimento das metas fiscais do 1º quadrimestre de 2020.

Molina justificou que a Audiência será realizada online em função da pandemia do Covid-19. “O momento atual é complexo, carecendo de esforço conjunto na gestão e adoção de medidas necessárias aos riscos que a situação demanda e o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública”, finalizou o presidente.