Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Comunidade se reúne com vereadores e propõe novas diretrizes no Plano Diretor

Comunidade se reúne com vereadores e propõe novas diretrizes no Plano Diretor

por imprensa — publicado 28/05/2019 15h45, última modificação 28/05/2019 15h45
Comunidade se reúne com vereadores e propõe novas diretrizes no Plano Diretor

Vereadores e comunidade se reúnem para discutir o Plano Diretor

Em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (27/05), na Câmara Municipal de Apucarana, o presidente do Legislativo professor Luciano Molina, acompanhado dos vereadores Mauro Bertoli, José Airton Deco de Araújo, Antônio Marques da Silva, Marcos da Vila Reis, Gentil Pereira, Franciley Preto Godoi, Poim, Edson da Costa Freitas, Antônio Carlos Sidrin e da vereadora Márcia de Sousa, receberam um grupo de empresários e moradores do Bairro 28 de Janeiro e arredores, liderados pelo médico Dr. Daniel Blanski e pelo arquiteto Leonardo Britici. Em pauta a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento, com foco nas zonas de verticalização e áreas de expansão.

O Plano Diretor, trata-se de um conjunto de leis que contemplam o desenvolvimento, zoneamento e perímetro urbano, uso e ocupação do Solo, edificações e sistema viário, além do código de posturas. Em Apucarana, a discussão e a formatação do documento para revisão, está sendo executada em conjunto pelo Idepplan e a Consultoria DRZ-Gestão de Cidades, empresa vencedora da licitação. A revisão do Plano Diretor ocorre a cada 10 anos.

O envolvimento da população na elaboração do plano é fundamental para que de fato possa refletir a vontade da comunidade. A principal solicitação no encontro com os vereadores, por parte dos moradores, foi a preservação de bairros residenciais, para que não sejam construídos prédios, nestes locais.

“Recebemos um grupo de munícipes para discutirmos o Plano Diretor. Ouvimos todos os pontos, todas as solicitações. Fizemos algumas ponderações e agora vamos amadurecer a ideia, conversar com o corpo técnico da prefeitura e com a empresa que está preparando a revisão do Plano Diretor para tentarmos chegar a um denominador comum”, pontuou o presidente Molina, que ressaltou ainda a participação maciça dos vereadores no encontro.

Molina ressaltou que a Câmara tem dois representantes na revisão do Plano. “Temos o vereador Poim e o Marcos da Vila Reis que estão empenhados no trabalho de auxiliar na revisão do Plano. Representam muito bem o Legislativo no trabalho que vem sendo desenvolvido durante os encontros realizados”. Ele anunciou também que a Câmara, desde o mês de maio, participa de todos os Conselhos da cidade. “Estamos envolvidos com o Conselho do Meio Ambiente, Conselho de Saúde, Segurança, enfim todas as reuniões de Conselhos têm a participação de um membro da Câmara ou de um vereador, funcionário efetivo ou comissionado, porque faz parte estarmos atentos a tudo o que acontece na nossa cidade”, completou.

Daniel Blanski, agradeceu aos vereadores por receber os moradores e acompanhar o pedido do grupo que representa. “Somos mais de 300 pessoas unidas e, nossa ideia é que sejam preservados os bairros residenciais. A maioria das pessoas não querem ter ao lado da sua casa um prédio, onde é bairro residencial. As áreas onde são abertas e comerciais não se discute, mas em áreas residenciais não tem como aceitar. Temos que discutir a construção de edifícios em bairros residenciais. Começamos no nosso bairro a discussão e vamos expandir para a cidade toda. Construir prédios não é sinal de desenvolvimento da cidade. Temos coisas mais importantes para discutir”, reforçou Blanski.

MOBILIDADE E FLUXO

O grupo sugeriu aos vereadores que sejam criadas áreas de verticalização, sim, mas que sejam em locais comerciais ou em bairros. “Queremos áreas de verticalização, queremos a descentralização para os prédios. Temos que levar o progresso para os bairros e não para o centro. Como foi o caso da Gleba Palhano, em Londrina. Essas áreas seriam em direção a Vila Nova, a Rua Osvaldo Cruz, a Avenida Curitiba, a periferia. Mas, que se preserve os bairros residenciais. Também sugerimos que se dê uma análise maior no Plano Diretor a mobilidade e ao fluxo no nosso trânsito. Basta fechar um quarteirão no centro que a cidade vira um caos. Estamos passando por isso agora, com algumas obras que estão sendo feitas e que são necessárias. Não temos área de escape. Temos apenas cinco vias de fluxo. Isso precisa mudar”, afirmou Dr. Daniel Blanski. Ele destacou que muitas pessoas do Vale do Ivaí estão deixando de vir para Apucarana por não encontrarem estacionamento, não ter como chegar nas lojas.

1ª FASE DA REVISÃO DO PLANO DIRETOR FOI ENCERRADA

Os encontros técnicos encerraram, no dia 16 de maio, a primeira fase da revisão do Plano Diretor, abrindo caminho para a segunda etapa que culminará com um diagnóstico da cidade e a definição das novas metas.

A revisão é uma oportunidade de reavaliar todas as leis que compõem o Plano Diretor, como as legislações sobre Zoneamento, Código de Obras, Perímetro Urbano, Sistema Viário e Código de Posturas. Esse conjunto de leis define as regras de convivência dentro da cidade.

A avaliação coletiva considerou as metas elencadas nas diversas áreas na revisão de 2008, verificando se foram cumpridas totalmente ou parcialmente ou se não saíram do papel. O grupo informou, por exemplo, que as melhorias na estrutura física das escolas e centros de educação infantil foram executadas, enquanto a construção do novo cemitério é uma meta cumprida parcialmente e que a construção de um novo paço municipal é uma obra que ainda não foi projetada.

O próximo passo é a fase de Análise Temática Integrada que vai fazer um diagnóstico da cidade e nortear as diretrizes para os próximos 10 anos