Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / CPI convoca Pegorer para depor nesta sexta-feira

CPI convoca Pegorer para depor nesta sexta-feira

por Administrador publicado 28/04/2011 09h14, última modificação 08/04/2016 17h42
A CPI da Dívida, instalada na Câmara de Apucarana para apurar o montante da dívida do município, estimada em cerca de R$ 240 milhões, anunciou na tarde desta quarta-feira (27) a convocação do ex-prefeito Valter Aparecido Pegorer (PMDB).

Pegorer, que foi prefeito de Apucarana por três mandatos, deverá depor na tarde da próxima sexta-feira (29), às 18h30, em sessão aberta, a ser realizada no plenário da Câmara. “A CPI considera que o depoimento dele é fundamental antes de ser feito o relatório final. Há muita coisa a ser explicada, principalmente no que diz respeito ao empréstimo junto ao Banco de Santos e ao Banco Itamarati, feito na primeira gestão dele. Também temos questionamentos a fazer com relação à dívida junto ao INSS e é possível que alguns vereadores queiram mais informações sobre o caso do Iprohpar”, afirmou hoje o vereador Marquinho Martins (PTC), relator da CPI.

Segundo Marquinho, a CPI se convenceu também da necessidade de se convocar Pegorer depois de receber documentos do Tribunal de Contas sobre a dívida do município. Chamou a atenção dos vereadores e da assessoria jurídica da Câmara o fato de o município ter confessado ao Tribunal de Contas uma dívida consolidada de R$ 68.034.585,41 até o primeiro semestre de 2010, subindo para R$ 210.208.656,36 no segundo semestre do mesmo ano. “É um valor que subiu de forma extraordinária de um semestre para o outro. Isso exige mais explicações do ex-prefeito, até porque, ao passar o cargo para o seu sucessor, ele informou valores muito diferentes do que os que estão vindo a público”, afirma o presidente da Câmara, Alcides Ramos (DEM). Também chamou a atenção dos vereadores o fato de a dívida do município de Apucarana com precatórios, segundo o mesmo documento fornecido pelo Tribunal de Contas, ter saltado de R$ 705.170,05 no primeiro semestre de 2010 para R$ 14.135.484,22 no segundo semestre do mesmo período.

Para os vereadores, a presença de Pegorer na CPI também será importante a fim de se contrapor informações fornecidas pelo ex-prefeito Carlos Scarpelini, que sucedeu Pegorer e renegociou a dívida com os bancos Santos e Itamarati. “Certamente, depois deste depoimento estaremos em condições de iniciar o relatório final, apresentando para toda a população o montante da dívida. Esta é a finalidade da CPI, independente de qualquer questão política e partidária”, finaliza Marquinhos Martins.