Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Dia “D” da vacinação mobiliza 27 postos de saúde em Apucarana

Dia “D” da vacinação mobiliza 27 postos de saúde em Apucarana

por Administrador publicado 28/04/2014 12h42, última modificação 08/04/2016 17h42
O dia “D” da campanha nacional contra a gripe foi lançado oficialmente na manhã deste sábado (26) pelo prefeito Beto Preto, juntamente com os vereadores José Airton Deco de Araújo e Gilberto Cordeiro de Lima, em solenidade na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ana Maria Pepato, no Jardim Trabalhista.

Os 27 postos de saúde da cidade ficarão abertos até as 17 horas à disposição dos grupos definidos pelo Ministério da Saúde para receber a imunização através da rede pública de saúde.

De acordo com levantamento do setor de epidemiologia da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), nos três primeiros dias da campanha, iniciada na última terça-feira, foram vacinadas 4,8 mil pessoas. A meta é atender 35 mil moradores de Apucarana que se encontram dentro dos grupos mais vulneráveis às complicações da gripe.

A vacina da gripe é destinada a pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, povos indígenas, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), população carcerária, funcionários do sistema prisional e os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis (hipertensão e diabetes), os quais devem apresentar uma prescrição médica na hora da vacinação.

Destacando a importância da prevenção, em especial no setor da saúde, o prefeito Beto Preto conclama a população a se imunizar o quando antes. “Saúde se faz prevenindo. Peço que venham vacinar para se proteger tanto da gripe A quando da gripe mais comum, que em ambos os casos podem causar complicações mais sérias à saúde”, alertou Beto.

Ao mesmo tempo em que agradeceu e elogiou o trabalho das equipes da AMS na campanha de vacinação contra a gripe, Beto Preto destacou a importância dos agentes de saúde desenvolverem uma ação de busca ativa junto à comunidade. “Busquem e tragam para dentro dos postos de saúde a população que precisa tomar a vacina. Vamos fazer um exemplo de cobertura de vacinação”, afirmou.

A vacinação contra a gripe segue até o dia 9 de maio, em todo o país. “Até o fim da campanha, as doses estarão disponíveis de segunda a sexta-feira nas 21 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) que possuem sala de vacina, além do Núcleo de Atenção, Testagem e Triagem de Apucarana (NATTA) e Escola da Gestante, com horário de atendimento entre 8 e 16h30”, informa o secretário da Saúde, Roberto Kaneta.

A proteção é os vírus da gripe da gripe A (H1N1) e da gripe comum (H3N2).  “É importante o público alvo buscar a vacina o quanto antes por que a imunidade ocorre 15 dias após a vacinação”, destaca o coordenador de Vigilância Epidemiológica da Autarquia Municipal de Saúde, Lauro dos Santos.