Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em sessão ordinária, Câmara aprova Moções de Aplausos, projetos de lei e requerimentos

Em sessão ordinária, Câmara aprova Moções de Aplausos, projetos de lei e requerimentos

por Departamento de Imprensa publicado 14/09/2021 09h19, última modificação 14/09/2021 09h19
Setembro Amarelo: Apucarana realiza atendimentos e prevenção ao suicídio
Em sessão ordinária, Câmara aprova Moções de Aplausos, projetos de lei e requerimentos

Sessão Ordinária de 13 de setembro

Com a presença dos onze vereadores a Câmara Municipal de Apucarana realizou na tarde desta segunda-feira-feira (13/09), a 27ª Sessão Ordinária de 2021, presidida pelo vereador Franciley Preto Godoi, Poim, presidente da Casa de Leis.

Abrindo a sessão os vereadores e vereadora acompanharam a fala da psicóloga do Cisvir, Karinne Nathallie Mareze Carletto e da enfermeira Lilian Ferreira Domingues. Em alusão ao “Setembro Amarelo”, uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, a psicóloga abordou os números de atendimentos realizados e o trabalho feito através do Consórcio. O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.  

“A Campanha foi criada pelo Centro de Valorização a Vida – CVV, pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Psiquiatria. O suicídio é a 3ª causa de mortes no mundo e o Brasil está entre os 10 países com maiores casos. Temos mais de 800 mil suicídios todos os anos, representando uma morte a cada 40 segundos. No Brasil é a cada 46 minutos. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens”, explicou a enfermeira.

Ela lembrou ainda que a cada suicídio notificado, existem 10 pessoas tentando. “Os mais acometidos são homens, brancos, solteiros e de baixa renda. A faixa etária de maior incidência é de 15 a 29 anos. A primeira medida preventiva é a educação”, completou Lilian

Karinne destacou que em Apucarana o atendimento preventivo é feito por 2 enfermeiras, 2 psicólogos, 2 assistentes sociais e 3 médicos. “O encaminhamento das UBS’s para agendamento é feito via departamento de saúde mental; preenchimento da estratificação de risco e referência explicando sobre o caso e a necessidade de consulta. Atendemos cerca de 30 pacientes/dia. Ofertamos 400 consultas/mês e realizamos atendimento individual de psicologia dos casos mais graves”.

SOLDADOS EM MISSÕES

Na pauta da ordem do dia foram votados em segundo turno dois projetos de lei, declarando de Utilidade Pública a Associação Download, de autoria dos vereadores Poim, professora Jossuela e Luciano Facchiano e também declarando de Utilidade Pública a Associação Beneficente Pro Social Soldados em Missões. O projeto é de autoria do vereador Tiago Cordeiro de Lima que convidou o Pastor Paulo Sérgio Santiago para explicar sobre o trabalho realizado pela Associação.

Segundo o Pastor o trabalho vem sendo desenvolvido na cidade há sete anos. “Com muito esforço e sacrifício estamos trabalhando. Atendemos moradores de rua, famílias com dependentes químicos. Deixei a minha vida pessoal por um chamado de Deus. Fui empresário e hoje trabalho nessa missão, em prol das pessoas que tem problemas, pessoas com vidas vulneráveis. Procuramos proporcionar a todos uma qualidade de vida melhor. Eu fui dependente químico e sei o que é passar por isso, fui traficante e estou a 28 anos limpo. Deus transforma a vida das pessoas”, disse o Pastor.

Santiago agradeceu ao vereador Tiago Cordeiro de Lima pela ajuda e pelo projeto que declara a Associação de Utilidade Pública. “Vamos avançar ainda mais a partir de agora. Vale a pena ajudar o próximo, vale a pena o esforço. Estamos atendendo 20 famílias, fora os internos na Casa de Apoio Soldados em Missões. Também vamos ampliar uma nova ala que será direcionada ao público feminino. Resumindo, mais de 300 pessoas já foram atendidas no nosso projeto, já foram ajudadas e vamos continuar esse trabalho com mais dedicação. Minha família está ao meu lado, moramos no projeto e, juntos, vamos avançar ainda mais, com fé, determinação e muito esforço”, afirmou.

Finalizando a Sessão, o vereador, na presença dos demais parlamentares, entregou uma cópia do projeto de Lei aos representantes da Associação e assim que o prefeito Junior da Femac sancionar a Lei, Tiago irá repassar a Lei ao Pastor Santiago e equipe.

REQUERIMENTOS

Em votação única foram aprovados dois requerimentos de autoria do vereador Marcos da Vila Reis: um pedindo informações ao escritório regional do DER sobre a viabilidade da instalação de um ponto de ônibus coberto e uma faixa de pedestres em frente a Unifrango, nos dois sentidos da BR 376 e, outro que estabelece a isenção de taxa de inscrição em concursos públicos para os doadores regulares de sangue e de medula óssea no município de Apucarana.

MOÇÕES DE APLAUSOS

Quatro Moções de Aplausos de autoria do vereador Lucas Leugi foram aprovadas pelos vereadores para a Associação dos Pais e Amigos dos Autistas Apucaranenses; para o IPTH - Instituto de Pesquisas e Tratamentos Humanísticos, pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense na área de realizar pesquisas e divulgar conteúdos úteis a humanidade no que se refere ao tema Saúde Mental e as questões da espiritualidade inerente ao ser humano; para a Associação Download, pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense, em especial em defesa dos direitos básicos dos portadores de síndrome de Down e para a APAC - Associação Paranaense Amigos do Cavalo, pelos relevantes serviços prestados à comunidade apucaranense, em especial pela realização de Equitação Terapêutica em crianças carentes do Município.

Leugi também é autor da Lei nº 123/2018 que declara de Utilidade Pública a Associação Paranaense Amigos do Cavalo – APAC. A APAC é uma Associação de fins não lucrativos, sem cunho político ou partidário, constituído para difundir e aperfeiçoar a prática dos esportes equestres, organizar campeonatos, circuitos, provas, treino, como também organizar eventos, promoções e prestação de serviços à comunidade do Município de Apucarana. A APAC, foi fundada em 28 de dezembro de 2017, com sede em anexo no Parque de Exposições.

SESSÃO ORDINÁRIA

A Câmara volta a se reunir na próxima segunda-feira (20/09), em horário regimental, às 16 horas. A sessão pode ser acompanhada através de transmissão ao vivo pelo canal do Legislativo apucaranense no YouTube e também pelo site oficial da Câmara, acessando www.apucarana.pr.leg.br 

Para atendimento aos apucaranenses, a Câmara está aberta de segunda a sexta-feira, das 08 às 18 horas.