Você está aqui: Página Inicial / Sobre a Câmara / Notícias / Em sessão ordinária, vereadores homenageiam mulheres

Em sessão ordinária, vereadores homenageiam mulheres

por imprensa — publicado 07/03/2017 14h07, última modificação 07/03/2017 14h07
A comemoração foi em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (08/03)

Foi realizada na noite desta segunda-feira (06/03), mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal de Apucarana. Presidida pelo vereador Mauro Bertoli (DEM), a sessão teve na ordem do dia duas matérias em redação final, com Projetos de Lei da vereadora Márcia Regina da Silva Sousa que declara de utilidade pública a Associação dos Profissionais da Construção Civil de Apucarana e Região, aprovado por unanimidade dos presentes e do vereador José Airton Deco de Araújo, que teve o projeto retirado de pauta para correção. Também foi discutido, votado e aprovado o Projeto de Lei do vereador Lucas Leugi, que dispõe sobre proteção e defesa do usuário do serviço público do Município de Apucarana.

Concluído os trabalhos, os vereadores prestaram homenagens às mulheres no plenário da Câmara em referência ao Dia Internacional da Mulher que será comemorado na próxima quarta-feira (08/03). “Foi um momento singelo em que pudemos prestar homenagem a todas as mulheres apucaranenses. Contamos com a ajuda de cada vereador para que pudéssemos oferecer um coquetel após a sessão. Também agradeço a colaboração das Floriculturas Flor e Arte e Azaléia que fizeram a doação de arranjos para decoração e flores para serem entregues as homenageadas”, destaca o presidente Mauro Bertoli. “Sabemos que todos os dias são das mulheres, mas com esta data especial, temos que prestar a nossa homenagem a cada uma delas que são muitas vezes mães e pais ao mesmo tempo, esposas, irmãs, filhas, avós, professoras, empresárias, vereadoras, prefeitas, donas de casa, secretárias municipais, todas que além da jornada de trabalho diário ainda tem casa, marido, filhos, netos para cuidarem. Todas elas merecem nosso carinho, respeito, nossa admiração e consideração. Homenageando e parabenizando minha esposa Maria Aparecida, levo meu abraço e homenagem a todas as mulheres”, completou Bertoli.

Presente a sessão e acompanhado da sua mulher Carmem Lúcia, o vice-prefeito Sebastião Martins Ferreira Junior, Junior da Femac, parabenizou todas as mulheres em seu nome e em nome do prefeito Beto Preto. “Nossa administração esta pautada na valorização da mulher. Temos um diferencial em Apucarana que é ter em nossa equipe de governo, secretárias Municipais que nos ajudam a construir uma cidade cada vez melhor e mais forte. Lembramos da data que originou o Dia Internacional da Mulher, em 1857, quando 130 trabalhadoras morreram carbonizadas em uma fábrica, a maioria costureiras. E somente em 1975 a ONU reconheceu a data que hoje comemoramos com alegria, pelo trabalho, pela valorização da mulher. Temos muito que caminhar e aprender com essas brilhantes mulheres”, enfatizou Junior, que homenageou sua esposa Carmem.

E foi nesse tom de discurso que os vereadores: Sidrin, Professor Edson, Gentil Pereira, Marcos da Vila Reis, Lucas Leugi, Rodolfo Mota, Poim, Molina e Deco homenagearam suas esposas, mães, avós e convidadas. Todas foram presenteadas com rosas pelos edis.

VEREADORA MÁRCIA DE SOUSA DESTACA A IMPORTÂNCIA DA MULHER

Convidada a fazer uso da palavra, representando as mulheres apucaranenses, a vereadora Márcia de Sousa, agradeceu o evento. “Sei que isso foi possível de ser realizado pela iniciativa do presidente e de cada um dos vereadores que valorizam as mulheres. Nosso dia não é apenas o dia 08 de março, são todos os dias. Sou a única representante na Câmara e gostaria que tivéssemos mais vereadoras, nossa participação na vida política é fundamental. Enfrento dificuldades como todas as mulheres no mercado de trabalho, estou aprendendo dia a dia, lidando com as diferenças e conflitos, mas uma coisa eu digo, sou respeitada todos os dias por todos os vereadores, sou respeitada pelo meu trabalho. Uma das formas de reconhecer a valorização é quando o homem sabe do papel da mulher. Ainda temos muitas lutas e desafios para serem vencidos, temos muito para conquistar. Parabenizo todas as mulheres neste dia”, finalizou a vereadora lendo uma mensagem aos presentes na solenidade.

MULHERES SÃO HOMENAGEADAS

Ainda em nome de todos os vereadores, a vereadora Márcia de Sousa fez a entrega de uma rosa para as secretárias municipais convidadas e para a esposa do vice-prefeito e do presidente da Câmara de Apucarana. “Entregando essas flores a essas mulheres que são exemplos, presenteamos todas as mulheres apucaranenses”, justificou a vereadora. Receberam as secretárias Municipais: do Esporte e Juventude, Jossuela Pirelli Pinheiro; da Assistência Social, Ana Paula Nazarko; da Educação, Marli Regina Fernandes da Silva; Maria Aparecida Bertoli e Carmem Lúcia, respectivamente esposa do presidente da Câmara de Vereadores e do vice-prefeito de Apucarana e, Mirna de Santis, representando todas as servidoras municipais; Carolina Scarpelini representando a secretária Municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Moisés Machado e Adriana Silva, que fez a leitura de um trecho da Bíblia no início da sessão e representou a secretária Municipal da Promoção Artística, Cultural e Turística, Maria Agar Borba Vieira.

APRESENTAÇÕES CULTURAIS

Além da homenagem que foi realizada na sessão ordinária, o mês de Março será especial na Câmara de Apucarana. Todas as segundas-feiras serão realizadas apresentações culturais, antes e no término da sessão, de músicos da Banda Municipal de Apucarana (quinteto ou solo), regidos pelo maestro Ricardo Podmowisk, gentileza cedida pelo Executivo Municipal, através da Secretaria de Promoção Artística, Cultural e Turística.